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Entenda estratégias para aumentar a margem de lucro de sua padaria
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Todo negócio precisa gerar lucro. Na sua padaria, isso não é diferente. Afinal, é por meio da margem de lucro que é possível garantir a saúde financeira do empreendimento e realizar investimentos para fazer que ele cresça a cada dia mais.
Para garantir o sucesso da sua padaria, é essencial que você adote estratégias eficientes para aumentar os lucros. Mas, você sabe o que é margem de lucro? Entende como potencializar o faturamento de uma padaria pequena? Leia este artigo e descubra mais sobre o assunto agora mesmo!
Afinal, o que é margem de lucro e como calculá-la?
Para entender qual a margem de lucro de uma padaria, é importante, em primeiro lugar, entender o que significa esse conceito. Ele nada mais é do que o percentual do lucro em relação à receita do negócio.
Ele deve ser calculado a partir de dois elementos: o lucro e a receita bruta. Para calcular a margem de lucro basta dividir o lucro pelo faturamento total e, ao final, multiplicar o resultado por 100.
Margem de lucro = (lucro / receita total) * 100
Logo, se sua padaria faturou 100 mil em determinado mês e teve 80 mil reais de custo, seu lucro é de 20 mil reais. A partir disso, basta aplicar a fórmula para descobrir a margem de lucro:
(20 mil / 100 mil) * 100 = 20% de margem de lucro
Por que entender qual a margem de lucro de uma padaria?
A margem de lucro é um indicador extremamente importante para que você tenha consciência da saúde financeira da sua padaria. Isso porque quando você analisa apenas a receita ou o lucro do negócio, tem acesso a um valor específico de quanto dinheiro entrou na sua padaria.
Porém, a margem de lucro dá acesso a outro elemento: o quanto sobra para a empresa em cada uma das suas vendas. Isso porque um negócio que tem, no geral, 20% de lucro, sabe que a cada R$ 100,00 que entra na empresa, sobram R$ 20,00 para novos investimentos.
Além disso, você ainda pode calcular a margem de lucro de cada um dos seus produtos. Com isso, é possível entender quais são os produtos mais rentáveis para o negócio e quais são aqueles que não estão gerando o retorno esperado, possibilitando que você reestruture a sua padaria de forma a aumentar a sua rentabilidade.
Como aumentar o faturamento de uma padaria pequena?
Agora é a hora de entender como aumentar a margem de lucro da sua padaria. Descubra quais são as nossas dicas de ouro para que você tenha sucesso nessa estratégia a seguir.
Elimine o desperdício
Um dos grandes vilões da margem de lucro dos seus produtos são os seus custos. Afinal, eles reduzem muito o percentual de lucro que sobra para o negócio. Nesse aspecto, o desperdício atua como um grande gerador de custos para a sua padaria.
Por isso, para aumentar a margem de lucro do negócio, utilize estratégias para eliminar o desperdício. Um exemplo é calcular a quantidade de produtos de acordo com as vendas, evitando que as mercadorias percam o prazo de validade na prateleira. Além disso, utilize câmaras frias de qualidade para garantir que as mercadorias durem mais.
Conte com bons equipamentos
Os equipamentos e as máquinas da sua padaria também podem contribuir — e muito — para o aumento da sua margem de lucro. Isso porque eles permitem que o seu time se torne mais eficiente, produzindo mais e melhores produtos em menos tempo. Dessa forma, os custos por cada uma das mercadorias caem, o que aumenta a margem de lucro.
Além disso, bons fornos são essenciais para garantir que todos os pães saiam com a mesma qualidade. Isso evita que alguns fiquem nas prateleiras sem serem consumidos pelos clientes devido à falta de padrão.
Ajuste os preços
Ao calcular a margem de lucro dos seus produtos, você pode identificar que alguns preços não estão de acordo com o valor de produção da mercadoria. Ou seja, que algumas das suas mercadorias estão com preço abaixo do mercado, gerando um lucro menor para a padaria. Aumente os preços dos produtos que estiverem nessa situação para melhorar a rentabilidade do negócio.
Além dessa análise interna, é importante levar em consideração também a variação dos preços de insumo e serviços lá fora. Ou seja, se você mantém o preço do seu pão ou doces, sem atentar que a farinha, o açúcar ou outros condimentos necessários vão aumentar os custos no mercado, certamente isso vai afetar a margem de lucro de sua padaria, sem nem você perceber.
Agregue valor aos produtos
Você sabia que existem formas de lucrar mais sem custos maiores para a padaria? Isso acontece quando você agrega valor aos produtos utilizando estratégias criativas e eficientes para isso. A fermentação natural, por exemplo, dá um aspecto artesanal aos seus pães, agregando valor ao produto sem a necessidade de aumento dos custos.
Além disso, utilizar processos de produção que gerem diferenciais aos seus produtos também produzem esse efeito. Dessa forma, é possível cobrar preços mais altos pelos seus produtos e, consequentemente, aumentar a margem de lucro do negócio como um todo. Também é possível ir além dos pães e oferecer outros produtos, como doces, leites vegetais, alimentos específicos para veganos, entre outros.
Entenda quais são suas prioridades
Outra forma de aumentar a margem de lucro do negócio como um todo é por meio do entendimento de quais são os produtos com maior rentabilidade para a sua padaria. Isso significa que você pode calcular qual a margem de lucro de cada um dos seus produtos e, a partir dos resultados, entender quais são aqueles que têm um maior percentual.
A partir disso, coloque-os como prioridades da sua padaria, investindo no marketing e na promoção dessas mercadorias. Para isso, você pode realizar promoções, colocá-los em prateleiras que ficam em destaque na sua loja ou até mesmo oferecer amostras grátis para despertar o interesse dos clientes. Com isso, você pode aumentar a margem de lucro e colocar o negócio na direção do sucesso.
O que mais pode ser feito para aumentar a margem de lucro da padaria?
Até agora, vimos uma série de dicas fundamentais, mas quase todas ligadas à boa gestão da padaria, correto? Mas, na prática, é possível — e preciso — ir além disso para se destacar no mercado e, claro, aumentar seu fluxo de vendas.
Para isso, destacamos a seguir mais algumas sugestões de ações e estratégias, que podem agregar ainda mais valor ao seu negócio e aumentar a margem de lucro da padaria. Anota aí!
Aposte em um atendimento de qualidade
Uma padaria não precisa vender apenas bons pães e doces! Ela pode também oferecer experiências à clientela!
Logo, não é segredo para ninguém, que investir em bons produtos e equipamentos tende a melhorar a produtividade e a qualidade de suas vendas. No entanto, por que não ir além disso no estabelecimento?
Estamos falando aqui de um atendimento mais personalizado e que permita o cliente se sentir mais importante dentro da sua padaria do que nos outros comércios. Para isso, invista em capacitação de sua equipe, crie um clima organizacional, ofereça diferenciais exclusivos etc.
Capriche na imagem da padaria
Limpeza e organização são dois pontos essenciais em qualquer estabelecimento que manipula alimentos e a falta deles pode ser um verdadeiro tiro no pé para o negócio. Em outras palavras, um ambiente sujo e desleixado pode afetar a margem de lucro da padaria e afastar os clientes.
Portanto, capriche na imagem profissional de sua loja, realize limpezas frequentes, organize prateleiras e bancadas, renove os produtos frescos nas estufas, entre outros detalhes.
Por fim, não se esqueça de criar cardápios e painéis eficientes com os produtos e serviços ofertados. Isso significa trabalhar com imagens de qualidades, sem poluição visual e com informações úteis e fáceis de ler, ok?
Crie um programa de fidelidade
Uma dica de marketing que pode aumentar a margem de lucro da padaria é tentar criar um programa de fidelidade entre os clientes. Isso pode ser feito de diversas formas, desde um simples cartãozinho, que o consumidor leva e carimba toda vez que realiza uma compra, até a oferta de aplicativos ou cupons para ele acumular.
Não se prenda a ideias prontas! Use sua criatividade e ofereça uma experiência personalizada, com a cara de seu negócio!
Realize manutenções nos equipamentos
Investir em bons equipamentos de padaria é a certeza de melhorar seu rendimento, segurança e produtividade. Porém, ao longo do uso, é fundamental manter a manutenção em dia, tanto para garantir esse desempenho ideal, como para evitar surpresas e custos maiores depois.
Portanto, a dica é criar um cronograma de manutenções preventivas e, principalmente, comprar com fornecedores que ofereçam suporte técnico e garantam o fornecimento de peças.
Trabalhe outros canais de vendas
Em tempos de tecnologia, aumentar a margem de lucro da padaria requer se atualizar sobre novas tecnologias e usufruir de novos canais de vendas. Portanto, cadastre seu estabelecimento em plataformas de delivery, crie um bom site, aposte na comunicação nas redes sociais e pesquise por parceiras e estratégicas.
Há muito o que se explorar além da loja física e, certamente, há uma clientela infinita a ser trabalhada lá fora.
Enfim, garantir a saúde financeira e a rentabilidade da sua padaria é essencial para se manter sólido em um mercado tão competitivo. Para isso, você deve entender o que é e como calcular a margem de lucro da padaria e dos seus produtos individualmente. Também é essencial que você conte com estratégias eficientes para garantir os resultados positivos do seu empreendimento.
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