Know-How
Já ouviu falar nos doces funcionais? Saiba quais oferecer ao seu público
Home > Know-How > Já ouviu falar nos doces funcionais? Saiba quais oferecer ao seu público
Você sabe o que são doces funcionais? Nesse post, explicamos o conceito dessas receitas, além de separar algumas dicas imperdíveis. Confira!
Quem disse que para manter o corpo em forma, a saúde em dia e a consciência leve, necessariamente, é preciso abrir mão daquilo que gosta de comer? Pelo contrário! Nem mesmos aquela saborosa sobremesa precisa ser retirada do cardápio, especialmente, se você souber fazer os chamados doces funcionais.
Para quem não sabe, os doces funcionais seguem a mesma linha de preparo e confecção das refeições funcionais, ou seja, que buscam um equilíbrio perfeito entre os nutrientes, sem abrir mão do sabor ou de ingredientes que as pessoas tanto adoram.
Parece ser uma solução perfeita para a sua loja, padaria ou confeitaria, concorda? E é mesmo! Por isso, criamos esse post exclusivo para apresentar essa tendência alimentar e, claro, dar dicas de quais doces podem ter espaço em suas estufas e prateleiras. Vamos conferir?
Antes de tudo, doces funcionais não são a mesma coisa que comida fit?
É bom saber diferenciar as duas coisas, até mesmo para entender melhor o público que se deseja atingir. As comidas fit — que também estão em alta nos últimos tempos — se caracterizam por uma composição de ingredientes leves e com funções restritas àqueles que se preocupam com a questão estética e com objetivos para seus corpos.
Em outras palavras, a alimentação fit pode ter função de emagrecimento, de definição muscular ou de ganho de massa, e que podem, inclusive, abrir mão do sabor e até do prazer de comer.
Por usa vez, as refeições funcionais também podem ter essas funções, com a diferença que o objetivo principal é possibilitar um desempenho ideal do organismo, com a escolha de ingredientes estratégicos e seguindo receitas que garantem o equilíbrio de uma dieta saudável e saborosa ao mesmo tempo.
Por isso, um doce funcional pode conter, sem preocupação, açúcares, por exemplo. Porém, em contrapartida, deve ser combinado com algum outro ingrediente que tenha a função de inibir ou minimizar seus efeitos na ingestão, entendeu?
E quais doces funcionais podem compor o cardápio de uma padaria?
Se você gostou da ideia de incluir doces funcionais em sua padaria ou loja, e agregar valores a um público crescente e cada vez mais preocupado com a saúde e bem-estar, nós separamos uma lista de opções deliciosas e com essa pegada.
Que tal então surpreender seus compradores e se diferenciar com um estabelecimento mais moderno, responsável e consciente com os desejos e tendências do público. Confira essas dicas e saiba por que as incluir em suas prateleiras.
Torta de limão
Entre todas as frutas cítricas, o limão é um dos que têm um dos papéis mais importantes como alimento funcional. Afinal, além de extremamente saboroso, seu sabor azedo combina com açúcares mais leves, mas principalmente, em relação às funções práticas no organismo, o fruto tem um poder incomparável como antioxidante, mineralizantes e antiviral.
Como dica para agregar ainda mais valor à sua torta de limão, busque alternativas que a potencialize como doce funcional, utilizando ingredientes sem lactose, açúcares menos processados, óleos vegetais e farinhas alternativas ao trigo.
Doce de abóbora
Um clássico brasileiro também tem espaço na lista de doces funcionais. A abóbora é rica em nutrientes e vitaminas, como C, E e betacaroteno e cai muito bem como sobremesa ou até como “guloseima” mais saudável durante a tarde ou a noite.
A receita é muito simples e o doce está presente na maior parte das padarias, lojas e restaurantes do Brasil. No entanto, para agregar valor ao clássico nacional, você pode inovar a mistura com outros ingredientes mais saudáveis e leves, como mel no lugar do açúcar, coco ralado e até umas folhinhas de menta.
Bolo de batata-doce
Apesar de ser doce, essa espécie de batata tem baixíssimo teor glicêmico, o que é indicado até para pessoas com diabetes. Além disso, a batata-doce é conhecida por liberar muito lentamente os seus açúcares na corrente sanguínea e, por isso, é tão louvada entre os “marombeiros” e pessoas preocupadas com seu peso corporal.
Como se não bastassem todas essas funções saudáveis ao organismo humano, a batata-doce é extremamente versátil e deliciosa, podendo ser facilmente combinada em diferentes tipos de bolo, consequentemente, reduzindo a quantidade de açúcares utilizada nas receitas.
Cuca de banana
Outro clássico indispensável na mesa dos brasileiros, a cuca de banana é mais um exemplo de sobremesa que pode ser considerada um doce funcional. Seguindo as mesmas dicas que demos com a torta de limão, é possível incluir outros ingredientes mais leves para compor a receita e deixá-la ainda mais saudável.
Porém, como dica extra para tornar sua cuca de banana a única e mais diferente de sua região, ao invés de farinha, que tal optar pela biomassa de banana-verde? Muito mais natural, saudável, gostosa e, claro, bem mais funcional ao organismo.
Brigadeiro sem lactose
O brigadeiro sem lactose pode ser uma opção de doce funcional em sua padaria que pode atingir tanto a um público vegano, como pessoas alérgicas ou que simplesmente estão em busca de uma sobremesa mais leve e saudável.
O brigadeiro é docinho indispensável na padaria, mas já pensou em inovar nas receitas e aumentar as alternativas de sabores? Seguindo os ingredientes clássicos e apenas substituindo o doce de leite convencional por um sem lactose, assim como o uso de chocolate amargo (sem leite), você já tem um doce completamente diferente e com outra pegada.
Por fim, também dá para incluir banana, cacau, avelãs, nozes, castanhas, entre outros diversos ingredientes que certamente vão agregar em mais sabor e valor nutritivo para o seu doce.
Em resumo, essas são algumas dicas de doces funcionais que podem compor ainda mais as prateleiras de sua padaria e agregar um público ainda maior. O mais importante dessa estratégia é conhecer melhor a função de cada ingrediente, encontrar as combinações perfeitas e caprichar na propaganda, sempre focando nessa pegada mais saudável, mas sem abrir mão do sabor. Já sabe por qual começar?
Curtiu as dicas de doces funcionais? Então, compartilhe o post agora em suas redes sociais e marque amigos e profissionais para obter mais dicas, sugestões e opiniões.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog