Publicidade

Home >

Artigos >

Curiosidades, Know-How >

A Diversidade da Massa Madre na Panificação Global 

A Diversidade da Massa Madre na Panificação Global
No mundo, pães feitos com massa madre ainda representam um volume e um percentual pequeno embora a forte tendência. Cada vez mais padeiros, sejam os profissionais ou “caseiros”, vem buscando entender melhor as diferentes reações das massas madres e introduzir no seu cardápio, muitos buscam em fontes históricas como eram feitos os pães para recontar a história.
Autor
Johannes Jader Roos
24 de junho de 2016

A Diversidade da Massa Madre na Panificação Global 

Os pães elaborados com massa madre ainda representam um percentual pequeno no mercado global, mas a tendência está crescendo. Cada vez mais padeiros, tanto profissionais quanto amadores, estão se dedicando a entender as diversas reações das massas madres, enriquecendo seus cardápios com variedades que remetem a origens históricas dos pães. 

Muitos desses padeiros buscam inspiração em fontes históricas para recontar a tradição da panificação. Durante essa jornada, descobri diversas surpresas encantadoras, tanto pela rica história, quanto pelos ingredientes e processos envolvidos. Karl Desmet, um especialista renomado no universo da massa madre, apresenta vídeos no YouTube que exploram essas narrativas. 

Pães que encantam 

  1. Pão de Altamura (Itália): este pão inspirou Horácio em suas Sátiras, mencionando-o como “o melhor pão da Itália”. Feito com massa madre de trigo Durum, o Pão de Altamura se destaca por sua baixa acidez e sabor lácteo irresistível, tornando-se um verdadeiro ícone gastronômico da cidade de Altamura. 
  1. Pão de Kosmas (Grécia): no coração da Grécia, este pão possui um profundo significado religioso. Durante a missa, o padre abençoa a água benta com manjericão, que é também incorporado ao pão, conferindo-lhe um leve perfume. As tradições de bênção e proteção durante a fermentação são parte essencial desse processo. 
  1. Pão de São Francisco (EUA): este pão é conhecido por seu sabor acético e crosta bem definida. A sua história remonta à “corrida do ouro”, ocasião em que mineiros de origem francesa adaptaram técnicas tradicionais em San Francisco. O resultado é um pão com coloração avermelhada, perfeito para sanduíches e sopas. 
  1. Pão Birote (México): tradicional de Guadalajara, o Birote é um pão que ganhou notoriedade em casas de lanches. Com uma história que remonta a um soldado padeiro, esse pão é refrescado com ingredientes inusitados, como cerveja, ovos e limão, resultando em um sabor autêntico. 

Estas diversas massas madres podem ser exploradas e celebradas na “Biblioteca da Massa Madre”, localizada nas montanhas belgas, na pitoresca cidade de St. Vith. O local é um verdadeiro paraíso para os amantes da panificação artesanal.

Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Matheus Pinheiro
Por Ricardo Arriel
Por Massa Madre Blog
Por Massa Madre Blog

Publicidade

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.