Publicidade

Home >

Artigos >

Curiosidades, Know-How >

Conheça as curiosidades do Pão Sírio

curiosidade pão sírio
O brasileiro é apaixonado por pão, não é mesmo? Faça chuva ou faça sol, não adianta, o bom café da manhã brasileiro tem, no mínimo, uma unidade de pãozinho. E existem ainda aqueles que consomem a iguaria no café, no almoço e no jantar! 
Autor
Massa Madre Blog
6 de abril de 2017

Conheça as curiosidades do Pão Sírio

O brasileiro é apaixonado por pão, não é mesmo? Faça chuva ou faça sol, não adianta, o bom café da manhã brasileiro tem, no mínimo, uma unidade de pãozinho. E existem ainda aqueles que consomem a iguaria no café, no almoço e no jantar!

A nossa paixão por ele é tão grande, que recebemos muito bem também os pães vindos de outros países, como é o caso do pão italiano, da ciabatta, da baguete e também do pão sírio, que já se tornou bem famoso por aqui.

Mas, sobre este último, você conhece a sua história? E sua trajetória até aqui? Então continue a leitura para conhecer curiosidades sobre o Pão Sírio!

 

O que é o pão sírio?

Muito tradicional no oriente médio, o pão sírio, que é conhecido também como pão pita ou pão árabe, é um preparo feito à base de farinha de trigo e água.

Ele tem um formato diferenciado entre os tipos de pães que mais conhecemos: é redondo, achatado, e com formato de “envelope”, ou seja, possui duas “folhas” unidas pelas extremidades, que formam uma espécie de “bolso interno”.

Ao contrário do senso comum, seu preparo leva fermento e também açúcar, porém ambos em quantidade bem reduzida. É assado em altas temperaturas, algo em torno de 380 graus. Estima-se que seja o pão mais parecido com o pão ázimo, retratado na Bíblia.

Sua receita mais tradicional aqui no Brasil é a do Beirute, que é um sanduíche recheado com rosbife, queijo, folhas verdes, temperos e molhos, como maionese e mostarda.

 

Qual é a história do pão sírio?

Estima-se que o pão sírio esteja entre os mais antigos pães inventados. Como podemos ver na História do Pão, o primeiro pão surgiu cerca de 12 mil anos atrás, na região da Mesopotâmia (atual Iraque), pois foi justamente nesta época que o trigo começou a ser cultivado e utilizado na alimentação.

Mas os primeiros pães eram bem diferentes do que conhecemos hoje, pois naquela época ainda não se utilizava fermento e, por isso, os pães eram massudos, duros e achatados, fazendo com que fosse necessário banhá-los em água para o consumo, mesmo depois de prontos.

Aproximadamente 1800 a.C., os egípcios descobriram como fazer o pão mais macio. Eles observaram que deixando o pão umedecido durante algum tempo, algo fazia com que a massa liberasse “gases” e isso o tornava mais macio e, por consequência, mais agradável ao paladar. A partir dessa descoberta, começaram a utilizar o fermento na produção de pães.

O pão redondo, achatado e com adição de fermento na massa deu origem ao que conhecemos hoje como pão sírio. Seu preparo e popularização se deram também na região do Oriente Médio.

 

Quando o pão sírio chegou ao Brasil?

Os sírios e libaneses começaram a chegar ao Brasil por volta de 1880, em busca de sobrevivência e melhores oportunidades.

Mas foi após a I Guerra Mundial, quando esses povos estavam perdendo seus territórios devido à expansão do Império Turco-Otomano e ansiavam por se livrar da crise econômica na região, devido à entrada da França e da Inglaterra nesses países, que o fluxo imigratório para o Brasil se tornou mais significativo.

Em solo brasileiro, os sírio-libaneses se dedicaram ao comércio e às atividades econômicas aqui presentes, como a produção de café em São Paulo, por exemplo, região que recebeu não somente esses, mas imigrantes de todas as partes do mundo, e até hoje é conhecida pela miscigenação de povos.

Como já eram em muitos por aqui, houve a disseminação de sua cultura, suas músicas, suas tradições, crenças, e também de sua culinária, que chamava atenção dos que aqui estavam pelas peculiaridades e diferenças de sabores.

Foi então, nessa época, que o pão sírio se difundiu em solo brasileiro, assim como diversos outros pratos árabes que são produzidos e encontrados até hoje, como: as esfihas, o kibe, o tabule, o homus (pasta de grão-de-bico), o tahine (pasta de gergelim), a cafta, entre outros.

 

Quais os benefícios do pão sírio?

Existem muitos benefícios e vantagens em consumir o pão sírio, e os aspectos mais relevantes estão listados abaixo. Veja!

  • É um pão extremamente saboroso e prático para ter em casa, sendo encontrado facilmente nos supermercados e padarias.
  • Tem sua textura preservada por dias, desde que armazenado corretamente.
  • Tem baixo valor calórico. Em uma unidade desse pão, com aproximadamente 30 gramas, temos apenas 72 calorias, enquanto que um pão francês pode ter aproximadamente 135 calorias.
  • Apesar de ser menos calórico, ao ser consumido, esse pão proporciona saciedade na medida certa.
  • É um alimento leve e de fácil digestão, podendo ser consumido tranquilamente sem o medo de se sentir pesado posteriormente.
  • Não é somente nas calorias que o seu valor é reduzido, as quantidades de gordura e de açúcar encontradas nele são também inferiores, se comparadas àquelas encontradas no pão francês.
  • Por ter menos açúcar, não ocasiona uma significante liberação de insulina no sangue, problema para quem deseja emagrecer de forma saudável.
  • É um pão extremamente versátil, podendo ser utilizado para fazer diversos lanches quentes e frios, sanduíches naturais, ser servido com diversos patês, como aperitivo, como torradas e até mesmo ser preparado na frigideira como uma “mini pizza”.
  • Pode ser preparado com trigo integral e grãos para obter um pão ainda mais saudável, rico em fibras, nutrientes, minerais e vitaminas. Seu índice glicêmico será menor, o que indica que a sua digestão será realizada mais lentamente, conferindo saciedade por mais tempo.
  • Se preparado com trigo integral, recheio balanceado e aliado a uma alimentação regrada, ele é capaz de auxiliar no controle do colesterol.

É por todos esses motivos que o pão sírio é bastante utilizado em receitas fitness, por pessoas que estejam controlando o consumo calórico e que buscam por opções saudáveis, sem que seja necessário cortar o pão completamente da alimentação.

Depois de ler sobre sua origem, seu sucesso no Brasil e seus benefícios, caso você nunca tenha experimentado o pão sírio, agora tem motivos de sobra para incluir essa iguaria no cardápio, não é mesmo? Essas foram as curiosidades sobre o Pão Sírio. Esperamos que tenham gostado!

Agora, que tal continuar sua leitura? Confira também este nosso artigo sobre Fermento Natural.

Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Matheus Pinheiro
Por Ricardo Arriel
Por Massa Madre Blog
Por Massa Madre Blog

Publicidade

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.