Know-How
Ciabatta: saiba tudo sobre esse pão rústico!
Home > Know-How > Ciabatta: saiba tudo sobre esse pão rústico!
De origem italiana, o alimento é caracterizado por seu aspecto rústico, pela casca crocante, pelo miolo cheio de buracos e pelo formato irregular.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o pão ciabatta, não é verdade? De origem italiana, o alimento é caracterizado por seu aspecto rústico, pela casca crocante, pelo miolo cheio de buracos e pelo formato irregular. É uma receita simples, entretanto, cheia de sabor e muito versátil, já que pode ser utilizada na elaboração de outros pratos, tanto como um acompanhamento quanto como um item principal.
Pensando nisso, resolvemos desenvolver mais sobre o assunto e mostrar neste post as principais informações sobre o pão ciabatta. Vamos falar sobre a sua origem, a tradição que o envolve, as principais curiosidades e ainda como o alimento pode ser servido. Se você ficou interessado, continue com esta leitura e saiba muito mais!
Afinal, qual é a história do pão ciabatta?
Ao mencionar a história do pão, falamos de milhares de anos atrás, passando pela Pré-Mesopotâmia com o pão ázimo, pelo Antigo Egito com os pães fermentados, até as receitas e as variedades da panificação que são conhecidas na atualidade.
O mesmo acontece com a história da ciabatta. Apesar de a sua origem exata ser desconhecida, conta-se que a sua propagação ocorreu com os Monges Franciscanos há 800 anos.
Francisco de Assis, o seu fundador, era filho de um comerciante. Ele tinha o intuito de reconstruir, na época, a igreja e para isso alimentava os trabalhadores com o pão tradicional do período, chamado Moccia, e com vinho, além de realizar mutirões para arrecadar insumos e materiais para a obra.
Nesse tempo, o pão era produzido com uma farinha de qualidade inferior e tinha uma massa bem mole. Ela era fermentada em um cocho, depois porcionada em pedaços e, em seguida, assada em um forno de pedra lisa. Devido ao fato de a massa escorrer antes de ficar completamente assada, os pãezinhos saíam com um aspecto achatado.
Quando a reforma terminou, Francisco passou a ter seguidores (amigos e trabalhadores da igreja). A partir de então, a sua missão era alimentar quem tinha fome e, para que as massas de pães rendessem, ele passou a adicionar maiores quantidades de água. O resultado foi a formação de uma diferente receita para a época e bastante similar ao que, hoje em dia, chamamos de ciabatta.
Quais são as curiosidades sobre esse pãozinho rústico?
Com um sabor e com um aspecto diferente dos tradicionais pães, como o pão francês e o pão italiano, a ciabatta apresenta algumas particularidades que o torna ainda mais interessante. Veja agora algumas das suas principais curiosidades!
1. Ciabatta, em português, significa chinelo
Ciabatta é uma palavra italiana. Em português, é traduzida para “chinelo” ou “pantufa” e em inglês para “slipper”. Não se sabe ao certo se o nome foi dado ao pão devido ao fato de o seu formato ser semelhante ao de um chinelo ou devido aos Frades Franciscanos, no século XIII, serem conhecidos como “Fratti di Ciabatti” na Itália, ou seja, frades de sandálias.
É válido falar ainda que as sandálias na época eram feitas com tiras de tecido e de couro e eram chamadas de ciabatta. No período, devido à fabricação do pão, houve o surgimento da expressão “Il Pane dei Fratti Ciabatti”. Posteriormente, passou para “Il Pane Ciabatti”. No português, “o pão ciabatta”.
2. O pão apresenta grandes buracos
Ao se cortar uma ciabatta, é possível identificar um aspecto esburacado no miolo do pão. Isso ocorre porque, em sua preparação original, utiliza-se o que os padeiros chamam de biga, que é nada mais do que uma massa mãe firme, composta de farinha, água e leveduras.
De origem italiana, esse método garante uma maior fermentação. O resultado é a formação, em grandes quantidades, de gases no interior do pão, que provoca os tão tradicionais buracos no miolo.
3. Utiliza-se o método indireto na preparação da ciabatta
Como a preparação da ciabatta leva a biga, o método utilizado é chamado de indireto, assim como ocorre quando utiliza-se a esponja (pré-fermento feito rapidamente com água, farinha e a levedura). O método direto é caracterizado por não utilizar etapas prévias de fermentação, ou seja, as leveduras são adicionadas diretamente na massa.
Como servir uma ciabatta?
Riquíssima em sabores, aromas e texturas, a ciabatta com suas tradicionais características (casca fina, crocante e um miolo úmido e aberto, com vários buraquinhos) pode ser servida de inúmeras formas. Veja algumas opções!
Na substituição do pão de hambúrguer
Com um sabor bem mais marcante, a ciabatta oferece novas texturas e aromas ao hambúrguer. Para preparar, basta substituir o tradicional pão de hambúrguer pela ciabatta cortada ao meio e selada em uma chapa com manteiga.
Monte o lanche assim como o método convencional: molhos (maionese temperada e ketchup, por exemplo), bife de hambúrguer de carne ou vegetariano, queijo, salada e demais acompanhamentos, como cebolas caramelizadas e picles.
Na elaboração de sanduíches
Além de ser utilizado em hambúrgueres, esse pãozinho também fica incrível na elaboração de outros tipos de sanduíches. Ciabatta com frango, salmão defumado, embutidos (como peito de peru, parma, salaminho e copa lombo), saladas, queijos e rosbife são algumas sugestões.
Como aperitivos e entradas
Cortar a ciabatta em fatias, torrá-las levemente e servi-las como aperitivos também é uma ideia. Utilize patês (de ervas, de frango, de alcaparras e de tomate seco, por exemplo) e azeite aromatizados para oferecer ainda mais sabor ao aperitivo.
Já para transformar em entradas, é válido usá-las como base de bruschettas. Por cima, é possível colocar caponatas, tomate, alho e manjericão (tradicional bruschetta), brie com geleia de damasco, parma com figos e mel e gorgonzola com fatias de pera.
Como acompanhamentos
Por fim, mais uma sugestão é cortar a ciabatta em fatias para acompanhar sopas, cremes, caldos, vegetais cozidos ou ensopados de carne, por exemplo. O pão entra como um carboidrato e, por isso, é uma ótima opção para substituir os convencionais acompanhamentos, como arroz e batata.
Pronto! Agora que você já sabe tudo sobre o delicioso e rústico pão ciabatta, que tal aproveitar a sua versatilidade e colocar em seu empreendimento da panificação? Não se esqueça de que é um pão extremamente saboroso, rico em aromas e textura!
Se gostou deste artigo, veja mais informações sobre a ciabatta, incluindo um pouco mais sobre as suas características e o modo como ela é preparada. Até mais!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog