Know-How
7 programas de culinária que você precisa assistir
Home > Know-How > 7 programas de culinária que você precisa assistir
Você já notou que, de uns tempos para cá, foram surgindo na televisão diversos programas de culinária.
Você já notou que, de uns tempos para cá, foram surgindo na televisão diversos programas de culinária no mundo inteiro e com especialidades diferentes?
Sejam eles reality shows, episódios educativos ou competições entre profissionais, o fato é que esses programas são capazes de oferecer ao telespectador novas técnicas gastronômicas, permitindo, assim, que ele adquira mais conhecimento e aprenda com outros cozinheiros.
Pensando nesse assunto, resolvemos apresentar no post de hoje alguns dos principais programas de culinária que você precisa conhecer. Lembre-se de que neles existem profissionais da área ou cozinheiros amadores que têm muito a oferecer. Ficou curioso? Continue a leitura do artigo!
1. Que seja doce
Tradicionalmente constituído por três grandes jurados (Carole Crema, Roberto Strongoli e Lucas Corazza) e um apresentador que também é chef de cozinha (Felipe Bronze), o “Que seja doce” é um programa nacional que passa na GNT.
Nele, três confeiteiros disputam o prêmio final em basicamente três etapas, que se passam em um único episódio de cerca de 1 hora. A primeira se trata da apresentação aos jurados dos próprios confeiteiros, que levam de casa um doce que os representam.
A segunda é uma prova realizada com um tema específico sobre a história da confeitaria e com tempo controlado. Nela, os participantes apresentam os pratos feitos no programa e um deles é eliminado.
Na última etapa, já com apenas dois confeiteiros, ocorre uma nova prova com um tema específico. Os participantes devem fazer outra preparação e, depois, apresentá-la para os jurados. No final, há apenas um ganhador, que leva para a casa o troféu do “Que seja doce”.
2. Ace of Cakes
Exibido no Food Network, “Ace of Cakes” (ou “O Mestre dos Bolos”) é um programa americano comandado especialmente por Duff Goldman, grande chef confeiteiro.
Com um elevado número de temporadas, os episódios mostram a produção em grande número de incríveis bolos artísticos, todos feitos em um curto período de tempo.
O trabalho é realizado pelo chef confeiteiro juntamente com a sua equipe, sempre buscando uma descontração dentro da cozinha para aliviar toda a tensão. Além disso, o profissional é conhecido por usar utensílios não-convencionais em suas criações, como serras elétricas e lixadeiras de correia.
3. Rainha da Cocada
Comandado por Raíza Costa, uma chef confeiteira brasileira, o “Rainha da Cocada” é gravado em Nova Iorque e transmitido pela GNT, além de ser inspirado no primeiro canal online destinado à confeitaria, o Dulce Delight.
Nele, a chef reproduz receitas com as verdadeiras técnicas da panificação e da confeitaria francesa — como fraisage e genoise — de uma maneira descontraída e, ao mesmo tempo, irresistível e surpreendente.
Além disso, Raíza mostra como substituir ou fazer alguns ingredientes indispensáveis na cozinha, mas que apresentam um valor elevado e/ou são difíceis de encontrar no Brasil.
4. Cake Boss
Protagonizado por Buddy Valastro, um famoso chef confeiteiro e dono da padaria Carlo’s Bakery— que, inclusive, possui uma loja no Brasil —, o “Cake Boss” é um programa americano transmitido pelo Discovery Home & Health e também pelo TLC.
Os episódios mostram a rotina de Buddy em sua padaria especializada em bolos esculturais. O confeiteiro trabalha com toda a família, que também é responsável pelo estabelecimento em Nova Jersey.
Eles mostram como é árduo o cotidiano na cozinha, mas também como é gratificante entregar um trabalho finalizado, mesmo depois de longas horas sem parar de trabalhar.
5. The Taste Brasil
Inspirado no programa americano “The Taste”, o “The Taste Brasil” possui o formato de talent show, onde cozinheiros amadores ou profissionais da área mostram seu trabalho em uma única colher para os jurados (Felipe Bronze, Claude Troisgros, Helena Rizzo e André Mifano), que estão às cegas.
Após provarem as colheres, cada chef jurado fica com uma equipe de três participantes, trabalhando com eles ao longo dos episódios.
A cada programa, há uma imunidade concedida na primeira etapa por um chef convidado e, depois, uma eliminação, que é feita pelos próprios jurados após a realização de uma nova prova.
Os cozinheiros devem preparar receitas dentro de temas específicos e apresentar todo o sabor, aroma e textura em uma única colher. No programa, é possível notar incríveis profissionais com receitas inovadoras e técnicas diferenciadas.
6. MasterChef Profissionais
Apresentado por Ana Paula Padrão e com os chefs Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin de jurados, “MasterChef Profissionais” é um programa transmitido pela Band que consiste em uma competição entre grandes profissionais da gastronomia.
Em formato de reality show, inicialmente com 14 ou 16 profissionais, o programa trabalha, em sua maioria, com duas etapas de prova.
A primeira concede a imunidade, tanto para as provas realizadas individualmente, quanto para as em grupo. Já a segunda define a eliminação de um participante.
Vale mencionar que todas as provas são desafiadoras e necessitam de profissionalismo, técnica e agilidade dentro da cozinha, já que o tempo de preparo é curto e os jurados são extremamente exigentes com os pratos apresentados.
7. Bela cozinha
Apresentado por Bela Gil, uma baiana culinarista que busca fazer receitas saborosas e ao mesmo tempo saudáveis, “Bela cozinha” é um programa nacional transmitido pela GNT.
Nele, a chef ensina o telespectador a fazer pratos deliciosos com ingredientes frescos, naturais e que não afetam o bom funcionamento do organismo. De um jeito descontraído, ela também visita agricultores locais e vai atrás de seus ingredientes, sempre valorizando aquilo que o Brasil tem de melhor: a comida.
Também é importante falar que a cozinheira recebe convidados famosos e apresenta suas receitas para eles, mostrando como é possível mudar os hábitos alimentares sem deixar de comer pratos tão saborosos.
Para isso, Bela Gil reproduz inúmeras preparações, passando por entradas, petiscos, pratos principais, pães e sobremesas.
Agora que você já conhece alguns dos principais programas de culinária transmitidos na televisão, não perca tempo e reserve um tempinho para que você possa aprender novas técnicas e receitas com outros cozinheiros. Não se esqueça de que, além de aumentar o seu aprendizado, essa é uma maneira descontraída de aproveitar o seu tempo livre!
Se você gostou do nosso artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e mostre aos seus amigos alguns programas que eles também podem assistir e acompanhar junto com você. Até a próxima!
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog