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9 dicas para montar uma vitrine de padaria atraente
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Dicas importantes de como montar a vitrine ideal para seu cliente
A primeira impressão é a que fica. Você já ouviu esse ditado, não é mesmo? Saiba que ele se encaixa perfeitamente na forma como você monta uma vitrine de padaria! Afinal, ela é a porta da entrada do seu comércio e, quando se trata de alimentos, quanto melhor a promoção visual, maiores são as chances de atrair seu consumidor para dentro.
A maneira como os produtos estão dispostos pode fazer toda a diferença nas suas vendas. Por isso, tão importante quanto oferecer produtos de qualidade é organizar a vitrine, de modo que ela chame atenção do cliente e faça com que ele sinta vontade de saborear os doces, tortas, salgados e demais itens alimentícios.
O varejo de alimentos precisa ser apresentável de forma que o público-alvo, por meio de seus sentidos, passe a considerar consumir de você. Tratando-se de padaria, ela precisa ser chamativa e o visual deve reproduzir os mesmos sentimentos que o olfato.
Mas como podemos otimizar a vitrine? Neste post, vamos explicar melhor a importância para o varejo e dar algumas dicas práticas para você montar uma vitrine de padaria atraente e aumentar a clientela. Acompanhe e confira!
Qual a importância da vitrine para o varejo?
Quando entramos no assunto de vitrine para o varejo, estamos falando de algo muito além que apenas um acessório estrutural da loja. É, na verdade, uma grande oportunidade de atrair para seu comércio. Assim, uma padaria pode se beneficiar muito da sua organização.
Mas as vantagens vão muito além de uma simples forma de atração. Vitrines produzidas de forma eficiente têm maiores probabilidades de atingir o público específico. Promoções que realmente valham a pena podem ser expostas e otimizar a conversão dos visitantes.
Uma pesquisa feita pela Veronis Suhler Stevenson, instituto ligado à inteligência de mercado, apontou que a vitrine é responsável por 83% das vendas. Nessa lógica, vemos como um comércio pode ser afetado pela falta da exposição da loja e de seus produtos.
Além disso, para esse determinado segmento, o visual pode ser trabalhado com o olfato. Produtos de padaria, principalmente quando frescos, exalam um cheiro muito atrativo que desperta a atenção dos consumidores. Quando eles passam pela vitrine, a imagem do produto reforça o interesse, aumentando as chances de compra do produto.
Como montar de forma eficiente uma vitrine de padaria?
Existem diversas formas para montar a vitrine de um PDV de maneira a torná-la atrativa e fazer com que ela traduza o brand do comércio.
Para o segmento alimentício, esse conceito não é diferente. Muito pelo contrário, devemos criar uma atmosfera que desperte o interesse no consumo. Lembre-se de que a compra de alimentos é mais impulsiva e, por isso, deve-se investir em diferentes formas de promoção do produto.
Listamos algumas das principais dicas que os empreendedores de panificadoras e padarias podem seguir para otimizar a organização da sua vitrine. Vamos explicar como realizar cada uma delas. Confira!
1. Defina um objetivo
O primeiro passo é entender qual o objetivo de montar uma vitrine para seu negócio e como ele será beneficiado com essa prática. Esse entendimento torna mais claro quais são as próximas etapas. Alguns exemplos comuns que tornam o uso da vitrine mais eficaz são: aumentar o giro de produtos com baixa venda, promover produtos novos ou populares e destacar promoções.
Muitas vitrines se tornam ineficientes por falta de cuidado, quando se organiza sua estrutura apenas porque existe um espaço disponível. Por isso, é preciso saber como seu público vai receber uma vitrine bem executada e chamativa. Com um plano de negócio bem desenvolvido, os resultados são mais duradouros e eficazes.
2. Pesquise referências
Busque referências de design antes de decidir como a sua vitrine será montada. Uma simples busca no Google ou em sites de compartilhamento de fotos, como o Instagram e Pinterest, já vai trazer diversas inspirações. Podemos encontrar exemplos que, apesar de bem simples e com pequenas modificações, entregam vitrines altamente atrativas.
Analise vários modelos que causam impacto visual e que podem chamar a atenção e atrair os seus clientes. Sem dúvida, isso será muito útil para estimular a sua criatividade! Então, reinvente a sua decoração, adapte o que você já tem e implemente melhorias. Contar com a ajuda de um especialista no setor pode ser uma excelente opção para não errar na hora de organizar sua vitrine.
3. Conheça as preferências dos clientes
Para cativar o cliente, nada é melhor que conhecer antes o perfil dele e saber do que ele gosta, não é? Entender os gostos do consumidor é um diferencial importante para satisfazê-lo e alcançar o sucesso nas vendas.
Nesse sentido, o ideal é fazer uma pesquisa de campo, recolhendo informações essenciais sobre seu público. É possível fazer isso por meio de um software de CRM ou investindo em um bom relacionamento e contato constante com os consumidores, coletando o máximo de dados possível.
Seja como for, de posse dessas informações você poderá extrair o que necessita para elaborar as melhores estratégias e montar a sua vitrine. A melhor forma de manter seu público fiel ao negócio é garantir que sua experiência de compra seja o melhor momento da jornada.
4. Ofereça produtos diferenciados
Para você se destacar, é importante oferecer produtos diferentes. Isso não significa deixar de oferecer o tradicional, mas ainda é preciso saber inovar e incluir outros itens na sua vitrine. E os seus concorrentes já sabem disso.
Você se lembra de que, alguns anos atrás, as padarias só vendiam pães? As tendências para padarias, no entanto, mudaram. Além dos pães, você pode investir em bolos, doces, frios, bebidas, biscoitos, etc. Para tornar os resultados ainda melhores, embale os produtos de forma atrativa e que desperte o desejo de consumo.
Essa diversidade de opções ajuda a aumentar a clientela, uma vez que todos saberão que podem encontrar vários itens no mesmo local. Então, diversifique a sua oferta e invista em novos atrativos! Isso é fundamental para que a padaria seja um sucesso.
5. Preste atenção em cores e iluminação
Uma vitrine não pode ser construída de qualquer forma. Para a psicologia da publicidade, a harmonia da composição visual de um PDV tem total relação com suas vendas. Por exemplo, se sua padaria utiliza cores claras e próximas às de seus produtos, não faz sentido ter uma vitrine escura ou com cores escuras.
Esse contexto tem um significado muito claro para o varejo. As cores e iluminação associam o produto. Dependendo da forma como as cores dos seus produtos são expostas, elas podem traduzir até mesmo o cheiro da sua loja, convidando o cliente a entrar e consumir. Para isso, novamente, a recomendação é entender o seu público-alvo e o comportamento dele.
5. Crie temas
Pode parecer simples, mas esta dica é bem interessante: aproveite determinadas épocas festivas, as estações do ano ou mesmo alguma tradição popular para criar um tema especial, e monte a sua vitrine inspirada nele. Isso é uma ótima estratégia visual para atrair o interesse das pessoas — você apresenta os seus produtos e ainda tem a chance de fidelizar novos clientes.
Em épocas de Páscoa e Natal, por exemplo, todo mundo decora as lojas e até as próprias casas, certo? Então, por que não aproveitar esse embalo e montar a vitrine de padaria inspirada nesse tema? Use a sua imaginação e mãos à obra!
No entanto, tenha muita atenção na hora de criar temas para divulgar seus produtos. Estabelecimentos de alimentos devem ser claros e sem muita poluição visual. Quando investimos em vários elementos de decoração, podemos gerar repulsa e afastar os consumidores.
6. Exponha produtos com identificação e preço visíveis
Seja qual for a estratégia que estiver usando, não deixe exibir os preços dos produtos de forma clara e visível. Informe também o sabor ou o nome de cada item. É muito chato para o cliente ter que ficar perguntando o valor de um produto se isso já poderia estar ali, estampado na vidraça.
Sem dúvida, esse é o tipo de detalhe que prejudica as vendas — mas não só isso: deixar de expor o valor claro e correto dos produtos é uma prática vedada pelo Código de Defesa do Consumidor e combatida pelo Procon. Por isso, é melhor prevenir do que remediar, não é?
7. Aproveite datas sazonais
Alguns momentos do ano, como datas comemorativas, podem conversar bastante com o seu mercado e o produto que você vende. Nesse caso, padarias têm muito a aproveitar em relação às tendências do momento.
Produtos como panetones representam a época do Natal, o que gera uma grande demanda no período. A Páscoa também é um ótimo exemplo para divulgar na vitrine produtos ligados a chocolates, assim como as festas juninas para os alimentos ligados a essa festividade.
8. Apresente produtos em promoção
Uma das principais — e mais óbvias — utilizações das vitrines é para expor produtos que estejam em promoção. Mas aqui é importante ressaltar quais são esses produtos. São lançamentos da panificadora? Produtos que estão parados em estoque ou que têm alta rentabilidade?
São diversas as opções para essa prática, mas elas precisam ser bem trabalhadas, por isso não dispense a promoção de vendas. Para otimizar os resultados nesse momento, é recomendável investir em storytelling, criando uma atmosfera que desperte o interesse de compra no público de forma imediata.
9. Organize o posicionamento dos produtos
Quando entra em uma padaria, o cliente pode ou não saber o que quer consumir. Mesmo que já saiba exatamente, é normal que ele vá até a vitrine, antes de tudo, para dar uma olhada e conferir como está a “cara” do alimento: se parece fresquinho, gostoso etc.
Nesse caso, nada é mais chato do que encontrar os produtos todos espalhados de qualquer jeito pela vidraça — evite isso! Sempre mantenha uma organização inteligente na sua vitrine de padaria. Isso é o que garante que o cliente encontrará logo o que procura, além de ser atrativo visualmente e contribuir para a sensação de um ambiente limpo e responsável.
Posicione os itens em prateleiras de acordo com a técnica visual que você preferir. Uma boa opção é seguir assim:
- acima da cabeça: coloque os produtos procurados com menor frequência;
- na altura dos olhos: disponha os produtos com maior valor e que são visualizados facilmente pelo cliente;
- na linha da cintura: escolha itens bastante procurados.
Essa é apenas uma dica, você pode montar a sua vitrine da forma que achar melhor!
A organização dos produtos complementares também é importante, podendo até convencer o cliente a levar algo que não estava previsto inicialmente. Você pode, por exemplo, deixar uma torta perto do setor de salgadinhos ou de docinhos. Assim, se o cliente procurar pela torta, verá os demais petiscos e sentirá vontade de comprá-los também.
Não podemos, por fim, nos esquecer de que um ambiente bem limpo, climatizado e organizado também é essencial para atrair novos clientes e fidelizar os que o estabelecimento já tem. Por isso, aposte sempre em uma gestão de qualidade!
Qual o melhor tipo de vitrine para minha padaria?
Existem diversos tipos de vitrines no mercado que podem ser utilizados em uma padaria. A escolha do tipo mais adequado, no entanto, vai depender muito dos produtos vendidos e dos objetivos esperados para cada um deles. As vitrines refrigeradas, por exemplo, são voltadas para alimentos que precisam ser mantidos em baixas temperaturas e que, ao mesmo tempo, sejam atrativos para o público, como doces, bolos e frios.
Na mesma proporção, existem as vitrines aquecidas, que, como próprio nome já diz, servem para manter alimentos quentes. Já as vitrines neutras são para produtos que não precisam de conservação específica, como pães e salgados.
Como vimos, uma vitrine de padaria bem cuidada é o cartão de visitas do estabelecimento. Então, se você quer melhorar o desempenho do seu negócio, foque no seu público e conquiste-o não só pelo paladar, mas também pela visão! Afinal, no varejo existem várias formas para alcançarmos nosso público-alvo. Seguindo essas dicas, o trabalho fica muito mais simples!
E aí, gostou do nosso artigo? Agora que você já sabe como montar uma vitrine de padaria, compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam o que precisam fazer para crescer as vendas!
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