Publicidade

Home >

Artigos >

Panificação artesanal e o azeite de Oliva

É pão no café da manhã, para acompanhar o almoço, para o lance e pão para o jantar.
Autor
Patricia Galasini
15 de fevereiro de 2017

Panificação artesanal e o azeite de Oliva

É pão no café da manhã, para acompanhar o almoço, para o lance e pão para o jantar. Enfim, este alimento tão antigo e rico ao mesmo tempo, é bem vindo a qualquer hora, principalmente se for fresquinho e crocante.

Se tem um alimento que qualquer ser humano conhece ao redor do mundo, é o “PÃO”.

É pão no café da manhã, para acompanhar o almoço, para o lance e pão para o jantar. Enfim, este alimento tão antigo e rico ao mesmo tempo, é bem vindo a qualquer hora, principalmente se for fresquinho e crocante.

No mundo moderno, a popularidade do pão comercial barato, foi o responsável pelo desaparecimento daspequenas padarias locais e consequentemente dos padeiros artesanais, a facilidade de encontrar em qualquer estabelecimento o pão pronto industrializado em um saco plástico, com conservantes e aditivos químicos e que tenha longa duração, tomou o lugar do pão caseiro.

 

Salve algumas exceções, atualmente podemos comemorar, pois a confecção dos pães artesanais estão voltando, graças ao resgate das origens e da tradição de fazer o próprio pão.

Hoje, temos diversos padeiros e padeiras artesanais espalhados pelo país que defendem um objetivo muito especial, a satisfação de produzir um alimento natural, nutritivo, saboroso e gastando pouco.

É relativamente fácil fazer um pão artesanal, que você pode chamar de seu. Talvez o segredo seja o fermento natural, a farinha ou o forno ou quem sabe o amor que se deposita neste tipo de alimento. Colocar a mão na massa é sensacional!

Na padaria artesanal, usa-se muito azeite nas receitas e temos uma forte influência do clima e do modo de viver mediterrâneo, onde o azeite é consumido fortemente. Os pães feitos com azeite apresentam um sabor e aroma deliciosos!

Farinha, água, fermento, sal, na massa básica ainda inserir uma gordura natural, que pode ser o AZEITE DE OLIVA que proporcionará um sabor acentuado a receita. A função do Azeite é dar maciez à massa melhorando a textura do miolo e também serve para retardar o envelhecimento do produto mantendo a umidade e sua duração.

Uma opção saudável e nutritiva no seu dia-a-dia.

Agora vamos colocar a mão na massa!

Sobre o autor:
Patricia Galasini
Patricia Galasini é sommelier de azeites e professora especializada em olivicultura, com formação no SENAC/Aclimação e reconhecida expertise no universo dos azeites. Possui uma abordagem inovadora e educativa, desenvolvendo conteúdo técnico e gastronômico sobre azeites de oliva através de palestras nacionais e internacionais. Com ampla experiência como consultora técnica e diretora de marketing, Patricia acumula importantes realizações como autora de três livros: “Azeite – o Ouro Líquido” e “Pizzas do Mundo I e II”. Atualmente ministra cursos corporativos, é professora convidada em instituições como Escola Wilma Kovesy e mantém o Blog ExpoAzeite, consolidando-se como referência em usos e costumes do mundo dos azeites.
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog
Compartilhar
Por Alexis
Por Massa Madre Blog
Por Fabio Pasquale
Por Massa Madre Blog

Publicidade

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.