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CURIOSIDADES

Padaria no final de ano: 5 estratégias para o seu sucesso!

Escrito por Massa Madre Blog
25 de novembro de 2019

As festas de dezembro se aproximam, e você sabia que pode lucrar muito com sua padaria no final de ano? Só é preciso ter certeza de que seu negócio está preparado para entregar a melhor experiência para o público. Nessa época, o movimento aumentará, e você precisará de muito mais do que alguns funcionários, começando pela boa gestão e planejamento.

Você precisa antecipar-se com os insumos necessários, mantendo sua despensa em dia. Além disso, é importante ter um horário mais dinâmico ao se aproximar do dia de Natal e Ano Novo. Esses detalhes garantem que seu público seja bem atendido e não faltem produtos para suas receitas. Quer entender com mais detalhes como melhorar suas oportunidades nesse fim de ano?

Só conferir nossas dicas mais abaixo, boa leitura!

1. Faça promoções e descontos para seu público

É essencial que sua estratégia de final de ano seja divulgada e, também, inclua promoções que você fará. Uma boa forma de atrair seu público é trabalhar com descontos e preços promocionais. Aqui você pode usar a imaginação ou usar aquelas estratégias que já funcionam bem, como “leve 3 e pague 2”. Outra dica nesse sentido é montar cestas com vinho, espumante e outros itens.

2. Ofereça encomendas de padaria e confeitaria

Uma boa forma de chamar atenção do público natalino é ter encomendas na sua padaria. Pense na taxa do serviço ou se será apenas o custo do produto. Além disso, estipule prazos para entregar o pedido e até quando você está aceitando solicitações antes das festas de fim do ano. Pense em divulgar essa possibilidade para que seus clientes participem mais.

3. Não se esqueça das redes sociais do negócio

As redes sociais são excelentes opções para atender seus clientes e fazer divulgação da sua estratégia de final de ano. Você pode usar o marketplace do Facebook para anunciar seu serviço de encomenda, por exemplo. Além disso, o Instagram oferece ótimas oportunidades para você anunciar com fotos de maneira simples com seu stories e ads.

O WhatsApp é excelente para dar um suporte especializado na hora de fazer consultoria de preços de encomendas. Inclusive, por meio dele, você consegue falar de maneira gratuita com seus clientes e facilitar o pedido de entrega para sua padaria no final de ano.

4. Tenha serviços novos e diferenciados na padaria

Para inovar e ter um diferencial competitivo frente a outras empresas do ramo, você pode oferecer serviços novos, como a entrega. Dessa forma, seus consumidores recebem de maneira confortável as encomendas de doces natalinos. Outro serviço interessante é a possibilidade de parcelar as compras de final de ano ou de contratar sua padaria para servir pães e doces em hotel.

5. Trabalhe com produtos típicos da época natalina

Um ponto muito importante para sua estratégia de final do ano são os produtos tipicamente natalinos e de réveillon. Abaixo separamos algumas ideias para sua padaria, aproveite!

Kit festividade pronto

O kit festividade pronto para consumir é muito procurado em estabelecimentos que ficam até tarde abertos na véspera, como as lojas de conveniência, os mercados de shoppings e as padarias de hotéis. A ideia é vender porções de alimentos da mesa de Natal e Ano Novo para aquelas pessoas que vão passar a data sozinhas ou não têm tempo de cozinhar algo. Você pode:

  • fazer diferentes combinações de arroz, como arroz com lentilha, arroz à grega, arroz de festa, arroz de forno etc.;
  • ter opções também para as carnes, como lombo de porco no forno, frango assado, peixe assado etc.;
  • criar saladas com ingredientes da estação, como mix de folhas, legumes cozidos e salpicão.

Panettone

Não tem como deixar de fora os panettones, principalmente se você trabalha com uma padaria, não é mesmo? Muitas pessoas adoram essa receita típica da época e preferem comprar aqueles mais tradicionais feitos pelas mãos de pessoas experientes. Então, faça sua massa madre tradicional e ofereça diferentes sabores, como o tradicional chocottone, frutas secas e uvas-passas e aqueles caramelizados com maça e açúcar de confeiteiro.

Rabanada

Pequenos pacotes de rabanas são sempre bem-vindos como presentes para o café da manhã de Natal. Em sua padaria, você pode oferecer nos balcões pacotes já pesados e prontos com opções de 200 gramas até 500 gramas. Os sabores podem ser tradicionais ou então acrescentando creme de avelã, leite de coco e outros.

Biscoitos natalinos

Os biscoitos natalinos são bastante tradicionais, podendo ser eles amanteigados, de polvilho ou enfeitados com motivos típicos da época. Biscoitos de gengibre são uma sensação particular para quem gosta de fazer festas como aquelas que vemos em filme: um chá quente ou gemada preparada na hora e um pouco das delícias compradas em sua padaria.

Pão trançado

O tradicional pão trançado ou pão nevado — porque sua aparência fica como de neve derretida por causa da cobertura feita com açúcar de confeitar. Ele é bastante procurado para o pós-festas, como o café da manhã ou o almoço de Natal. São delícias muito demandadas por famílias grandes e tradicionais, assim como quem participa de refeições coletivas com amigos e parentes.

Tortas doces e salgadas

As tortas também são ótimas opções para a época festiva de fim do ano. As tortas alemãs e holandesas são já tradicionais e podem ser vendidas inteiras ou em fatias. Já as salgadas, como a torta fria, são uma opção para vender por quilo, tendo um preço diferenciado de acordo com a elaboração da decoração feita nelas. Além disso, você pode trazer produtos de outras culturas, como:

  • torta de abóbora típica americana;
  • torta de mandioca brasileira;
  • torta de nozes-pecãs;
  • torta inglesa com nata.

Uma última dica para você ter sucesso na padaria no final de ano é planejar sua gestão de maneira estratégica. Você já sabe que precisará de mais colaboradores, assim como — talvez — mais fornos para trabalhar melhor. Então, desde já comece a colocar tudo na ponta do lápis e desenvolver maneiras de alcançar isso para que, em dezembro, tudo esteja pronto para seu público.

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