CURIOSIDADES

Saiba como montar uma padaria com esses 8 passos

Escrito por Massa Madre Blog
30 de julho de 2019

Você quer realizar o sonho do próprio negócio e se dedicar em tempo integral a uma paixão: a panificação A área de alimentação é um setor que pode garantir um ótimo retorno financeiro e a possibilidade de alcançar os seus objetivos profissionais.

Porém, para que o novo empreendimento siga rumo ao sucesso e alcance bons resultados logo nos primeiros meses, é essencial investir em um planejamento de qualidade desde o início. Quer saber como montar uma padaria de sucesso agora mesmo? Então leia este artigo e descubra o passo a passo agora mesmo!

1. Entenda qual é o seu tipo de padaria

Em primeiro lugar, é importante saber muito bem quais são os tipos de padaria existentes e qual é o ideal para você. Existem padarias artesanais, tradicionais, industriais e, inclusive, boutiques. Elas se diferenciam entre si devido aos produtos oferecidos, público-alvo e estilo de negócio, entre outros elementos.

Para escolher o tipo que melhor se adéqua ao seu perfil, é importante entender qual o público-alvo que deseja atingir e, a partir dessa definição, quais são os produtos e o tipo de padaria mais condizentes. Você também deve levar em consideração os seus próprios desejos e expectativas em relação ao negócio.

2. Escolha uma localização ideal

Ao definir o perfil do seu público-alvo e, por consequência, o tipo de padaria, é a hora de escolher uma região para investir. Para isso, é importante que você saiba em qual região estão os seus clientes. Isso vai ajudar a identificar em quais localidades da cidade a sua padaria vai ter maiores chances de sucesso.

A partir dessa definição, comece a buscar por imóveis nessas localidades. Para escolher o ideal para o seu negócio, é preciso considerar preço, tamanho, tipo de modificações necessárias para a abertura da padaria, entre outros elementos.

3. Defina quais são os principais produtos

Antes de abrir a sua padaria, também é necessário que você entenda quais são os principais produtos que serão oferecidos. Para isso, comece criando uma lista com o nome de cada um e a receita a ser utilizada.

Uma possibilidade é oferecer diversos tipos de pães em sua padaria, utilizando fermentação artesanal, por exemplo. Além disso, você pode investir em doces produzidos no negócio e outros tipos de salgado, como pizza, pão de queijo, salgado frito, entre outros.

No entanto, lembre-se: para definir os produtos a serem vendidos, é importante que você leve em conta o tipo de padaria e os desejos e necessidades dos seus clientes. Entenda quais são os produtos mais atrativos e qual o valor que o público-alvo está disposto a pagar por cada um deles.

4. Conte com equipamentos de qualidade

O quarto passo para montar uma padaria de sucesso é escolher os melhores equipamentos e máquinas. Afinal, a montagem da indústria é um dos momentos mais críticos de uma padaria, uma vez que são esses equipamentos que vão garantir a qualidade dos produtos do seu negócio.

Escolha fornos de qualidade, entendendo que existem diversos modelos disponíveis no mercado. Além disso, também é importante que você conte com masseiras, batedeiras, estufas de fermentação, câmara fria, armários, entre outros equipamentos para a produção de pães e doces.

5. Defina os processos

Além dos processos de produção, também é necessário investir em uma série de atividades administrativas e burocráticas para montar a sua padaria. É fundamental cuidar muito bem de todos os documentos, ter uma equipe de RH, controlar o fluxo de caixa, estabelecer rotinas de pagamento de contas, entre outras atividades.

Para definir todos os processos da sua padaria, utilize a ferramenta de mapeamento de processo, que consiste em desmembrar cada uma das atividades em suas etapas e determinar responsáveis e resultados esperados, além de um cronograma para cada um dos processos.

6. Contrate uma equipe capacitada

Ninguém consegue abrir uma padaria sozinho, não é mesmo? Por isso, um dos elementos centrais para que você monte um negócio de sucesso é contratar uma equipe capacitada a fim de atuar como parceira do seu empreendimento.

Para isso, defina quais são os cargos e salários dos colaboradores da sua padaria. Você precisa de uma equipe para a produção, contando com confeiteiro, padeiro e forneiro, por exemplo. Além disso, também precisa de uma equipe para atender ao público, como balconistas e caixas.

A partir dessa definição, abra o processo seletivo para cada um dos cargos e divulgue nos canais adequados. Realize todo o processo de forma a identificar aqueles profissionais que são mais capacitados para atuar e contribuir com o crescimento e o sucesso do seu novo negócio.

7. Conheça os seus clientes

Para atrair os clientes para o seu negócio, é importante que você já estabeleça uma relação de confiança antes mesmo de abrir a padaria. Comece a conhecer os seus clientes ainda durante a montagem do empreendimento.

Para isso, frequente o local no qual a padaria será estabelecida e converse com as pessoas que passam pela região. Comece a apresentar a padaria e informe o tipo de produto que será oferecido. Também aproveite para deixar o seu diferencial competitivo claro e, a partir disso, atrair a atenção e a curiosidade dos potenciais clientes para conhecer a padaria quando for aberta.

8. Elabore uma estratégia de inauguração

Com a padaria montada, é hora de planejar a abertura oficial do negócio. Nesse aspecto, o momento da inauguração é extremamente importante para garantir que a padaria terá sucesso desde os primeiros meses.

Portanto, planeje a inauguração como um grande evento, oferecendo amostras dos seus produtos para os clientes e despertando a curiosidade deles. Além disso, conte um pouco da história da padaria para os clientes e se conecte afetivamente com o seu público.

Montar uma padaria não é uma tarefa simples, mas pode gerar sucesso profissional e a tão sonhada independência financeira. Siga as nossas dicas para tirar as suas ideias do papel e iniciar a jornada rumo à um empreendimento de qualidade.

Gostou deste post sobre como montar uma padaria? Então conheça a Ramalhos Brasil e descubra as nossas soluções em equipamentos e máquinas para atuar nessa área.


Massa Madre News


CURIOSIDADES

6 razões para escolher produtos orgânicos e encantar os clientes
Massa Madre Blog

COOKIES

Produtos de padaria: veja 4 itens que não podem faltar!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Afinal, quanto custa abrir uma padaria?
Quanto custa abrir uma padaria? Será que vale mesmo a pena investir nisso? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Massa Madre Blog

BRANDING

Manual de identidade: um guia de branding para sua padaria
Quer saber como constituir a marca da sua padaria? Confira os pontos importantes neste artigo.
Massa Madre Blog

CÂMARA FRIA

Veja 8 melhores tendências de itens para pizzaria
Quer saber quais são as melhores tendências de equipamentos para pizzaria?
Massa Madre Blog