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Intolerância a glúten e glúten free: como vender para esse nicho?
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Apostar na venda de produtos sem glúten pode ser um ótimo negócio. Em nosso post, contamos como você pode fazer isso. Confira!
Uma das maneiras de driblar a concorrência é oferecendo produtos diferenciados, como os que atendem às necessidades de determinados públicos. Sabendo disso, você já parou para pensar que oferecer itens para quem tem intolerância ao glúten pode ser uma ótima ideia?
Aliás, não é somente os intolerantes que consomem alimentos livres de glúten. Cada vez mais pessoas aderem às dietas que o restringem o consumo da proteína. Dessa maneira, você consegue atender não somente aos celíacos, como também quem se preocupa em ter uma alimentação mais saudável.
Quer entender como você pode apostar no nicho glúten free? Continue a leitura, pois, neste post, contamos algumas dicas valiosas. Vamos lá?
Saiba como está o mercado de alimentos sem glúten
Os produtos livres de glúten entram no setor de alimentos saudáveis, que é um nicho em constante crescimento. Para você ter uma ideia, o mercado de alimentação relacionado ao bem-estar cresceu 98% entre 2009 e 2014. Isso acontece porque as pessoas estão cada vez mais preocupadas em ter um cardápio equilibrado.
Falando dos alimentos sem glúten, especificamente, saiba que a estimativa é que 1% da população mundial tenha intolerância à proteína, sendo que grande parte nem sabe que é portador da condição. Baseando por esse dado, podemos dizer que cerca de 2 milhões de brasileiros são intolerantes ao glúten. Portanto, é um público maior do que algumas pessoas podem imaginar.
Além disso, como falamos, não são somente os intolerantes ao glúten que restringem o consumo da proteína. Pessoas ligadas a uma alimentação mais saudável também apostam nos produtos glúten free. Sendo assim, o número de consumidores aumenta.
Entenda as necessidades desses públicos
Independentemente do nicho de mercado, para uma empresa ter autoridade é preciso que ela entenda as dores do seu público para, então, propor as soluções. Sendo assim, é fundamental que você esteja por dentro das necessidades dos seus consumidores para oferecer os melhores produtos e se diferenciar da concorrência.
Restrição ao glúten
A intolerância ao glúten, a doença celíaca e a alergia ao glúten apresentam algumas diferenças entre si, mas têm em comum a restrição ao consumo de glúten como o tratamento. O organismo de quem tem alguma dessas condições não tolera muito bem essa proteína — presente no trigo, na cevada, na triticale, no centeio e no trigo de Khorasan — causando reações que vão de moderadas à graves, levando até a morte.
Dietas glúten free
Algumas dietas restringem o consumo de glúten por considerarem a proteína inflamatória, mesmo em indivíduos saudáveis. Sendo assim, os adeptos desse tipo de alimentação também não ingerem pães, bolos, tortas, biscoitos e nem qualquer outro alimento feito com ingredientes que contêm glúten.
Conte com a consultoria de um profissional
Como vimos, as pessoas que não consomem glúten por condições de saúde podem ter problemas sérios caso venham a ingerir a proteína. Por isso, oferecer esse tipo de produto é algo que precisa ser tratado com muita responsabilidade, já que falamos do bem-estar desses indivíduos.
Você sabia que usar um utensílio que teve contato com trigo para fazer o produto sem glúten gera contaminação cruzada e afeta o celíaco que consome o alimento? Por isso, é importante que você tenha a consultoria de um nutricionista.
Assim, o profissional ajudará na adequação do estabelecimento, na elaboração das receitas e do cardápio, no treinamento dos funcionários e outras atividades que tornarão os seus produtos seguros para o público-alvo.
Tenha variedades em produtos “glúten free”
Você já pode imaginar que a maior dificuldade de quem não consome o glúten é ficar sem os pratos favoritos que levam a proteína na receita convencional, como os itens de padaria, confeitaria e massas. Para que o seu estabelecimento possa se tornar uma referência no mercado glúten free, ofereça variedades de produtos, como:
- pães doces e salgados;
- biscoitos;
- tortas;
- muffins e cupcakes;
- brownies;
- cookies;
- broas;
- pizzas;
- bolos simples e recheados.
Aposte na divulgação
De nada adiantará ter uma gama incrível de produtos sem glúten, se os clientes não souberem disso, concorda? A divulgação é parte importantíssima das vendas, portanto, não deixe de apostar nisso. Se você ainda não investe nas mídias sociais, saiba que elas dão um ótimo retorno financeiro.
As pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais, por isso é interessante divulgar nessas ferramentas. Aliás, você pode aproveitar o fato de ter consultoria com nutricionista como um atrativo para o seu público.
Tenha um setor exclusivo em seu estabelecimento
Como dissemos, o mínimo contato entre produtos glúten free com os convencionais pode gerar uma contaminação cruzada e prejudicar os consumidores que têm restrição alimentar. Por isso é interessante ter um setor exclusivo para esses itens.
Além de evitar esse tipo de problema, é uma maneira de chamar a atenção dos consumidores para os alimentos naturais que sua padaria oferece.
Entenda quais são os ingredientes sem glúten
Se não pode usar farinha de trigo, que é o principal ingrediente dos produtos de padaria, quais são os ingredientes que podem substituí-la? Por mais que você tenha a consultoria do nutricionista, é interessante que você esteja por dentro do assunto. A seguir, confira uma lista com alimentos que podem ser usados na produção glúten free:
- fubá;
- farinha de milho;
- farinha de arroz;
- polvilhos doce e azedo;
- farinha de tapioca;
- farinha de grão-de-bico;
- amido de milho;
- farinha de coco;
- farinhas de oleaginosas, como castanhas e amêndoas;
- amido de batata;
- farinha de batata;
- farinha de aveia (procure a sem glúten, pois algumas marcas sofrem contaminação cruzada e podem apresentar a proteína);
- psyllium: um tipo de fibra alimentar que proporciona elasticidade e maciez no preparo de pães e bolos sem glúten.
Oferecer produtos voltados ao público que tem intolerância ao glúten ou que segue uma dieta que restringe a proteína é uma ótima oportunidade de aumentar o faturamento. Isso porque o ramo de alimentação saudável cresce exponencialmente, sendo um bom ramo de investimento.
Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre esse ou outro assunto do ramo de padarias? Fique à vontade para entrar em contato conosco. Sempre temos o maior prazer em atender!
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