CURIOSIDADES

Guia completo sobre as máquinas para padaria que você precisa ter

Escrito por Massa Madre Blog
18 de julho de 2019

O setor de alimentos tem grande potencial de lucro para investir. E, diante dos diversos estabelecimentos da área, a padaria é um dos que oferece a possibilidade de que você se torne um empreendedor de sucesso e referência na área. Porém, para garantir a produção de pães e doces de alta qualidade, é essencial investir em máquinas e equipamentos adequados.

Mas você sabe quais são os melhores para o seu estabelecimento e entende como escolher máquinas para padaria que podem ser tornar o diferencial do seu negócio? Se não, está na hora de descobrir! Leia este artigo e entenda tudo sobre máquinas e equipamentos de padaria que você precisa ter!

1. Um passo a passo para montar uma padaria de sucesso

Para montar uma padaria, é essencial saber como tirar o plano de negócios do papel. Afinal, a escolha dos equipamentos é apenas um dos passos para um estabelecimento de sucesso. Antes disso, é preciso realizar diversas atividades para garantir o êxito do negócio.

Confira o passo a passo e as dicas de ouro para montar uma padaria!

1.1. Entenda quais são seus objetivos

O primeiro passo para montar uma padaria é entender que tipo de negócio você quer criar e qual o público que deseja atingir. Afinal, isso vai direcionar todas as ações e a tomada de decisão sobre o seu novo negócio.

Portanto, faça alguns questionamentos sobre que tipo de produtos você deseja produzir na sua padaria, qual o tamanho do negócio que deseja criar e quais as metas e objetivos em relação à empresa. Dessa forma, você é capaz de planejar a abertura de uma padaria que esteja totalmente alinhada ao seu propósito.

1.2. Crie um plano de negócios

Quando você tem clareza dos seus objetivos, é o momento de colocar as ideias no papel e planejar o processo com cuidado. Afinal, uma padaria é um empreendimento complexo, que exige que você considere diversas variáveis para garantir o sucesso da empresa.

O plano de negócios é uma ferramenta de gestão na qual você define todos os aspectos relacionados à sua padaria. Nele você estrutura o seu público-alvo, produtos a serem oferecidos, proposta de valor que será oferecida para os clientes, custos do negócio e fornecedores, dentre outros elementos.

Além disso, é importante que você alinhe o plano de negócios a um planejamento estratégico para a padaria. Nele, você deve definir missão, visão e valores da empresa, além de estruturar indicadores e metas para mensurar o sucesso do estabelecimento ao longo do tempo.

1.3. Escolha um local adequado

Após o entendimento de todos os aspectos relacionados ao funcionamento da sua padaria, é o momento de efetivamente tirar as ideias do papel. Inicie o processo com a busca por um local adequado para abrir o negócio.

Nesse aspecto, é importante que você leve diversos elementos em consideração, como região, público-alvo, tamanho do estabelecimento, dentre outros. Também é importante que você tenha em mente os critérios para a obtenção de um alvará de funcionamento para a sua padaria, de forma a escolher um local que se adeque a essas exigências.

1.4. Estabeleça processos de qualidade

Uma padaria envolve uma série de processos, tanto de produção quanto de atendimento ao público. Também é importante contar com processos administrativos, gestão de equipes e outras atividades essenciais para o bom funcionamento e sucesso do negócio.

Portanto, o próximo passo é definir quais são esses trâmites. Nesse aspecto, utilize a ferramenta de mapeamento de processos, por meio da qual você estabelece cada uma das etapas das atividades, os responsáveis por esses passos e os resultados esperados. Também invista na padronização, tanto de processos produtivos quanto administrativos e de atendimento ao público.

Com isso, você tem acesso a um documento que vai direcionar todo o funcionamento da sua padaria, permitindo, inclusive, um maior controle sobre as atividades a serem implementadas.

1.5. Escolha uma equipe competente

Para colocar a sua padaria em funcionamento é essencial que você tenha uma equipe competente e capacitada como aliada. Afinal, são os colaboradores que efetivamente geram os resultados que agregam valor e criam diferencial para o seu negócio.

Para isso, estruture um processo seletivo. Comece entendendo quais são as competências básicas, tanto técnicas quanto comportamentais, que serão exigidas para cada um dos cargos da sua padaria. Além disso, é importante que você entenda quais são os cursos e capacitações que os colaboradores precisam ter para trabalhar no seu negócio.

A partir disso, divulgue as vagas em locais adequados e inicie o processo de seleção de colaboradores. Nesse aspecto, é ideal que você realize dinâmicas e entrevistas com os candidatos. Também pode ser interessante realizar testes técnicos.

1.6. Planeje a abertura da padaria

Com a padaria montada, é importante, também, planejar o momento de abertura. Afinal, ele é essencial para que você atraia clientes e crie um público consumidor fidelizado para o seu negócio.

Nesse aspecto, é essencial investir na publicidade do seu empreendimento, anunciando a abertura em diversos canais de comunicação. Além disso, entenda quais são as necessidades e interesses do público e invista em estratégias capazes de atrair a atenção e despertar a curiosidade para o seu negócio.

Você pode, por exemplo, realizar promoções e oferecer produtos para experimentação. Também pode ser interessante realizar um coquetel de abertura ou um evento com atrações para famílias, de forma a promover a sua nova padaria.

2. O local para montar a padaria

Como você pode perceber, um dos passos para montar uma padaria de sucesso é escolher um local adequado para iniciar o negócio. Isso porque os clientes de padaria, na maioria das vezes, são pessoas que residem ou passam pela região na qual o seu estabelecimento está.

Dessa forma, cada tipo de padaria é adequada à determinada região, atraindo um público específico para o negócio. Diversas variáveis devem ser levadas em consideração na hora de escolher o local de abertura do negócio. Quer saber quais são elas? Descubra agora!

2.1. Entenda quem são seus clientes

O primeiro passo para escolher o local ideal para a sua padaria é identificar o perfil dos seus clientes. Isso porque cada região da cidade atende a um público diferente e, dessa forma, você deve escolher um local acessível ao perfil consumidor dos seus produtos.

Portanto, entenda que tipo de produto você deseja oferecer aos clientes e a qual perfil de consumidor ele é mais adequado. É importante que você entenda bem quais são as principais necessidades e desejos do público-alvo e, a partir disso, descubra como os seus produtos agregam valor a essas pessoas.

2.2. Conheça as regiões da cidade

Após entender quem é o público do seu negócio, é hora de descobrir onde estão essas pessoas. Portanto, faça uma pesquisa aprofundada sobre as regiões e bairros da cidade na qual você deseja abrir o seu negócio. É importante que você saiba onde o seu público-alvo está, de forma a focar nessas regiões na hora de escolher o local.

2.3. Pense nos fornecedores

Além dos clientes, na hora de escolher o local, também é preciso levar em conta os fornecedores. Afinal, é preciso ter uma rede de contatos sólida na região na qual você deseja atuar, de forma a realizar a gestão de matéria-prima adequada e garantir os menores preços de produção para a sua padaria.

Portanto, antes de fechar contrato com um estabelecimento específico, entre em contato com os seus potenciais fornecedores e garanta o abastecimento da sua padaria.

2.4. Identifique os concorrentes

Outro elemento que você deve levar em conta na hora de escolher o local perfeito para abrir a sua padaria são os concorrentes do seu negócio. O ideal aqui é que, com algumas regiões e bairros da cidade em mente, você mapeie as padarias e outros tipos de comércio que podem concorrer com o seu negócio.

A partir disso, identifique quais são os diferenciais de cada um deles e como a sua padaria pode se destacar em relação a isso. Ao final do processo, você terá dados preciosos para embasar a tomada de decisão sobre o melhor local para iniciar o seu negócio.

2.5. Defina um tamanho para o local

Por fim, também é importante que você leve em consideração o tamanho dos locais disponíveis para a instalação do seu estabelecimento. Isso significa que você deve mapear espaços disponíveis para a instalação da sua padaria nas regiões escolhidas.

A partir disso, identifique aqueles que têm o tamanho adequado para acomodar todas as suas máquinas e equipamentos, local de produção de mercadorias e a loja e vitrine para os consumidores.

3. A importância de adquirir as máquinas e equipamentos

Após todas essas informações sobre como montar uma padaria, fica o questionamento: será que você realmente precisa investir em máquinas para que o seu negócio tenha sucesso?

Quando se fala em padaria, a resposta para essa pergunta é simples: sim, os equipamentos de qualidade são essenciais para o sucesso desse tipo de negócio e para que você garanta a qualidade dos produtos e crie um diferencial para o estabelecimento.

Descubra agora algumas vantagens de adquirir máquinas e equipamentos para a sua padaria!

3.1. Garantem agilidade para a produção

Quando você seleciona máquinas e equipamentos de qualidade para a sua padaria, é possível aumentar a velocidade e, inclusive, volume de produção do negócio — isso sem perder em qualidade.

Dessa forma, você consegue potencializar os seus lucros e obter um retorno alto sobre o investimento realizado.

3.2. Permitem a padronização dos produtos

Outra vantagem de investir em máquinas para sua padaria é a possibilidade de padronizar os alimentos a serem vendidos. Os fornos de qualidade, por exemplo, permitem que você asse todos os pães igualmente.

Além disso, ainda existem equipamentos capazes de padronizar o tamanho e formato dos produtos. Com isso, você ganha em qualidade e é capaz de oferecer produtos com um alto padrão a todos os clientes.

3.3. Aceleram a fermentação dos pães

A fermentação é um processo lento, que exige planejamento para que os produtos saiam no tempo certo e com a qualidade desejada. Dessa forma, é importante contar com equipamentos que acelerem a fermentação, garantindo produtos de qualidade mais rapidamente para os clientes, reduzindo também o tempo de produção.

3.4. Aumentam a durabilidade dos produtos

Por fim, existem equipamentos capazes de aumentar a durabilidade dos produtos, conservando-os por mais tempo. É o caso de câmaras frias e congeladores, por exemplo. Dessa forma, você pode garantir um produto de qualidade com mais tempo de duração para os seus clientes.

4. As principais máquinas e equipamentos para padaria

Agora que você já sabe quais são os principais pontos para montar uma padaria e os benefícios que as máquinas podem trazer para o negócio, é hora de conhecer os principais equipamentos para a sua padaria. Acompanhe!

4.1. Forno

Um dos equipamentos mais importantes de uma padaria é o forno. Afinal, é ele que vai assar os seus pães, bolos e doces, garantindo a melhor qualidade para cada um desses produtos. Porém, é importante que você entenda diversos aspectos dessa máquina antes de escolher a melhor para a sua empresa.

Em primeiro lugar, existem vários tipos de forno, sendo que cada um é adequado para um tipo de produto e estrutura da padaria. Além disso, também é essencial que você tenha uma medição do espaço que o forno deve ocupar na padaria e qual o volume de produção que ele precisa suportar.

4.2. Masseira

É preciso investir em um equipamento adequado para misturar grandes quantidades de farinha com os demais ingredientes necessários para criar os pães e doces da sua padaria. É exatamente para isso que você precisa de uma masseira.

Esse equipamento é semelhante a uma grande batedeira, misturando os diversos ingredientes sem a necessidade de esforço físico dos seus colaboradores. Dessa forma, você é capaz de misturar grandes quantidades de massa de maneira homogênea, garantindo a qualidade dos pães e demais produtos.

4.3. Batedeira

Além da masseira, também é necessário contar com uma batedeira apropriada na sua padaria, principalmente para a confecção de doces e bolos. Existem diversos tipos de batedeiras e o ideal é que você adquira uma desenhada especificamente para indústrias. Isso porque, além de maiores, esse tipo de batedeira oferece maior número de funções e é mais resistente ao ritmo de produção de uma padaria.

4.4. Divisora de massa

Quando você trabalha com produtos alimentícios, é importante garantir a padronização do que é produzido na sua padaria. Dessa forma, não corre o risco de que algum cliente seja prejudicado por levar menos do que gostaria ou de perder pães que não atingiram o padrão mínimo de qualidade.

Uma das formas de garantir isso é utilizando uma divisora de massa. É um equipamento simples com o qual é possível separar a quantidade de massa necessária para cada um dos pães, aumentando a padronização e qualidade dos produtos.

4.5. Modeladora

Um equipamento que completa as funções da divisora de massa é a modeladora. Ela permite que você molde os pães da padaria de forma rápida e padronizada, também contribuindo para a otimização da produção e garantia de qualidade dos produtos do negócio.

4.6. Armários

Em uma padaria, muitos pães são produzidos e devem ser armazenados até o momento ideal de assar. É para isso que servem os armários.

Neles, você insere a massa pronta do pão, já nas grades adequadas para serem assados. Além disso, você também pode armazenar produtos já prontos para consumo no armário — antes de serem colocados na vitrine da sua padaria, como pães e bolos.

4.7. Estufa

A estufa é um equipamento essencial para qualquer estabelecimento que produza alimentos fermentados, como os pães. Isso porque para uma fermentação ideal, essencial para garantir a qualidade dos produtos, é importante que você controle o tempo e a temperatura à qual o pão é submetido durante o processo.

Só assim você garante uma massa perfeita para oferecer produtos de excelência em seu estabelecimento.

É exatamente essa a função da estufa: é uma máquina projetada para que você coloque os pães para fermentação, controlando todas as variáveis do processo. Com isso, o pão cresce de maneira ideal, garantindo a qualidade dos seus produtos.

4.8. Câmara fria

A câmara fria é um dos equipamentos essenciais para aumentar a durabilidade do que é produzido na sua padaria. Ela é semelhante a um armário, porém é possível controlar a temperatura dos produtos armazenados.

Dessa forma, você é capaz de controlar a temperatura à qual os seus produtos ficam submetidos, evitando a perda de alimentos devido ao calor. Isso inclui massa de pão, bolos prontos, dentre outros.

4.9. Ultra-congelador

O ultra-congelador é um equipamento muito importante para padarias que vendem produtos congelados ou que congelam doces e salgados para oferecer em outro dia para os clientes. Ele consiste em um congelador no qual os alimentos são submetidos a baixas temperaturas, de forma que o congelamento se dá rapidamente — em aproximadamente 30 minutos dependendo da mercadoria.

Com isso, além de garantir o congelamento rápido dos alimentos, as baixas temperaturas ainda eliminam diversos microrganismos, aumentando a segurança dos produtos da sua padaria.

4.10. Máquina de salgados

Por fim, um equipamento que pode ser interessante para a sua padaria é a máquina de salgados. Existem máquinas nas quais você insere o recheio e a massa do salgado a ser produzido.

A partir disso, o equipamento produz o salgado com perfeição, garantindo a padronização do tamanho e da proporção de recheio e massa. Além disso, você também consegue definir que tipo de salgado será produzido e qual o tamanho de cada um deles.

5. A possibilidade de financiar máquinas para padaria

Como você pode perceber, o investimento em máquinas é essencial para o bom funcionamento da sua padaria. Porém, são muitos equipamentos e pode ser que você tenha dificuldade em adquirir todos de uma só vez, devido aos recursos disponíveis.

A boa notícia é que é possível financiar máquinas para o seu negócio! Existem diversas opções no mercado, como financiamentos direto com o fabricante ou com bancos, principalmente créditos voltados para micro e pequenos empreendedores.

Com isso, você é capaz de organizar as finanças do negócio de forma a fazer com que a compra dos equipamentos caiba no seu orçamento. A partir do financiamento, você paga mensalmente uma prestação de forma a garantir o bom funcionamento do negócio e o retorno sobre o investimento realizado.

6. A escolha das melhores máquinas e equipamentos

No mercado de máquinas para padaria existem diversas opções disponíveis, com preços e formas de funcionamento muito variados. Para garantir um bom negócio, é importante que você fique atento a alguns elementos na hora de escolher as melhores máquinas e equipamentos para padaria. Descubra agora quais são eles!

  • identifique as necessidades de produção da sua padaria, de acordo com o volume e tipo de produtos oferecidos pelo negócio;
  • pesquise sobre a reputação do produtor das máquinas, garantindo a qualidade do produto;
  • converse com outros donos de padaria e colete feedback sobre as máquinas utilizadas por eles;
  • pesquise sobre a manutenção de cada um dos equipamentos;
  • busque por fornecedores confiáveis, que ofereçam suporte técnico para as suas máquinas.

7. A organização dentro do espaço disponível

Você comprou as suas máquinas e está pronto para começar a montar a sua padaria. E agora, como organizar tudo dentro do estabelecimento?

Em primeiro lugar, comece entendendo quais são as funções de cada equipamento e como eles se relacionam entre si. Isso porque o armário, por exemplo, é o último local pelo qual o pão passa antes de entrar no forno. Além disso, após assado, os pães também podem ser armazenados em armários. Dessa forma, esses dois equipamentos deve ficar próximos no local de produção.

Além disso, pense no fluxo de pessoas dentro da padaria. É importante que o caminho esteja sempre livre para que os colaboradores circulem pelo local sem sofrer nenhum tipo de acidente com as máquinas. Também analise a abertura de portas de cada um dos equipamentos — como a câmara fria e os armários —, de forma que não haja bancadas ou paredes impedindo esse processo.

A partir disso, você pode organizar os equipamentos no local. Uma forma de fazer isso é, antes de iniciar o processo na padaria, criar uma planta do negócio proporcional, de forma a organizar em ambiente virtual antes de efetivamente gastar energia física movendo as máquinas.

8. A escolha do fornecedor de máquinas e equipamentos para padaria

Chegou a hora de efetivamente escolher um fornecedor de máquinas e equipamentos para a sua padaria. Nesse momento, leve alguns elementos em consideração, como:

  • período de garantia oferecido;
  • assistência técnica oferecida;
  • valor do frete até o seu negócio;
  • reputação do fornecedor;

Com este guia completo você está pronto para adquirir os equipamentos e máquinas essenciais para o bom funcionamento da sua padaria. Dessa forma, você garante produtos de qualidade para os seus clientes, potencializando o sucesso do seu negócio.

Lembre-se de que a Ramalhos Brasil é um dos melhores fornecedores de máquinas para padaria do país. Portanto, entre em contato com a gente e descubra nossas soluções!


Massa Madre News


CURIOSIDADES

6 razões para escolher produtos orgânicos e encantar os clientes
Massa Madre Blog

COOKIES

Produtos de padaria: veja 4 itens que não podem faltar!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Afinal, quanto custa abrir uma padaria?
Quanto custa abrir uma padaria? Será que vale mesmo a pena investir nisso? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Massa Madre Blog

BRANDING

Manual de identidade: um guia de branding para sua padaria
Quer saber como constituir a marca da sua padaria? Confira os pontos importantes neste artigo.
Massa Madre Blog

CÂMARA FRIA

Veja 8 melhores tendências de itens para pizzaria
Quer saber quais são as melhores tendências de equipamentos para pizzaria?
Massa Madre Blog