fbpx
CURIOSIDADES

6 razões para escolher produtos orgânicos e encantar os clientes

Escrito por Massa Madre Blog
11 de outubro de 2019

Produtos orgânicos são aqueles cultivados sem nenhum tipo de agrotóxico. Para isso, é necessário ter um plantio com mais cuidados e técnicas naturais que favorecem o crescimento das espécies sem ataques de insetos. Tudo isso é comprovado com uma análise de solo para que o item ganhe um selo que indica a ausência de químicos.

Com mais estudos surgindo a respeito dos malefícios de agrotóxicos e pesticidas nas comidas, a busca de produtos orgânicos também vem crescendo, sendo cada vez mais valorizada no mercado de alimentos. Verduras, legumes, frutas, açúcar, trigo, carnes, leite… todos podem ser feitos e comprados a partir de um cultivo mais natural.

Mas, acredite, as vantagens desse tipo de produção vão muito além disso! Quer descobrir quais são os benefícios dela? Continue acompanhando a leitura para conferir!

1. Respeito ao meio ambiente

Uma das questões mais importantes em relação ao consumo de produtos orgânicos é a nossa responsabilidade com a vida na terra. Muitos dos agrotóxicos permitidos aqui no Brasil são usados para além das quantidades ideais. Isso impacta, sim, o nosso corpo, mas também é extremamente prejudicial para todo o ecossistema.

Quando é cultivado de forma totalmente orgânica, o alimento dispensa adubos químicos, trato manual de canteiros, uso de petróleo, intensa mecanização, entre diversas outras técnicas que, em excesso, causam malefícios ao planeta.

Já quando se usa químicos, eles penetram no solo e se estabelecem na terra e lagos. Isso traz um desequilíbrio para esses meios — além dos insetos e outros animais que entram em contato com essas substâncias e também são prejudicados.

Talvez, o maior exemplo disso sejam as abelhas. Elas são indispensáveis para a vida na terra, uma vez que polinizam as plantas e contribuem para o crescimento de frutos. Contudo, são alguns dos insetos mais prejudicados atualmente, em risco de extinção devido ao uso inadequado e exagerado dos agrotóxicos, entre outros fatores.

Pode parecer algo pequeno, a princípio, mas imagine tudo isso sendo utilizado diariamente, por anos. Afinal, quantas das frutas e legumes que cada pessoa consome exigem esse tipo de cuidado? No final, o saldo é imenso e preocupante, gerando riscos de contaminações químicas para as próximas gerações.

2. Valorização do pequeno produtor

Quando compramos ingredientes que foram cultivados com agrotóxicos, contribuímos para que esse tipo de produção, que coloca vidas em risco, se perpetue. Existem, no entanto, outras questões por trás disso.

Geralmente, grandes agricultores usam agrotóxicos. Isso acontece justamente porque alimentos orgânicos necessitam de muito mais cuidado e esforço para que não sofram com pragas e outros problemas. Cuidado este que acaba sendo um empecilho para uma produção em larga escala e com preço reduzido, especialmente se houver pouca procura.

É por isso que os produtos orgânicos costumam vir de pequenos agricultores, que optam por cultivar em menores quantidades, mas com maior qualidade. Assim, eles não prejudicam a natureza e são mais saudáveis.

3. Promoção da sustentabilidade local

Além de valorização do pequeno produtor, existe também o favorecimento à sustentabilidade local. Afinal, você sabia que algumas das melhores maneiras de se comprar orgânicos é ir em feiras ou procurar agricultores locais da sua cidade?

Esse tipo de compra auxilia a agricultura familiar — algo que é muito favorável para todos. Além disso, contribui para o giro e o crescimento da economia local, de pessoas que têm negócios como o seu, em vez de alimentar apenas os bolsos de grandes empreendedores.

4. Mais sabor

Você já deve ter reparado que, quando colhemos uma fruta do pé, ela parece ser muito mais gostosa do que aquela comprada em um supermercado, por exemplo. Isso acontece porque, além dos agrotóxicos, os alimentos cultivados em larga escala passam por processos e químicos para que não amadureçam e estraguem tão rápido.

Nesse sentido, é inegável que uma planta que cresceu recebendo cuidados mais de perto e em um solo fértil será muito melhor. Isso sem falar que os seus frutos são muito mais seguros para o consumo completo, incluindo a casca!

5. Favorecimento da qualidade

É mesmo inegável que os produtos orgânicos têm uma qualidade superior em relação aos que são cultivados com agrotóxicos. E isso se dá por diversos motivos, que vão desde o cuidado e o acompanhamento bem próximo que o agricultor precisa ter com as plantas em todas as etapas de criação, até a ausência de produtos químicos e o plantio em solo rico.

Quando um alimento tem o selo confirmando que ele é orgânico, sua qualidade é assegurada, principalmente em relação a uma alimentação saudável e sem riscos. Com isso, fica claro que se coloca o bem-estar dos clientes em primeiro lugar, contribuindo para a fidelização e boa imagem que eles formarão sobre a seus produtos.

O consumo de alimentos com excesso de agrotóxicos contribui para problemas como crises alérgicas, distúrbios hormonais e, em casos mais graves, intoxicações. Por outro lado, os orgânicos tendem a apresentar um teor mais elevado de antioxidantes — substâncias que contribuem para reduzir o envelhecimento precoce e vários problemas de saúde.

6. Garantia da satisfação do cliente

Se o seu público se preocupa com a própria saúde, bem como uma alimentação saudável e adequada, trazer produtos orgânicos (ou feitos à base de ingredientes orgânicos) pode se tornar um grande diferencial para a sua marca.

Esse cuidado mostra não só a preocupação que você tem com a alimentação e os seus ingredientes, mas também com a sua responsabilidade com o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Tudo isso contribui para que o seu cliente tenha uma boa imagem do negócio, e fique totalmente satisfeito com a própria marca, de modo geral.

Enfim, podemos ver que os produtos orgânicos são a melhor das opções para seus clientes, e por diversas razões. Para ter mesmo uma garantia de qualidade, no entanto, prefira sempre comprá-los de locais em que você confia, como as feiras. Busque também os que apresentam o selo oficial, que garante a segurança do consumo e afirma que o cultivo foi feito sem uso de produtos químicos.

Então, gostou de conhecer mais sobre esses alimentos? Agora, aproveite para compartilhar este post nas redes sociais e ajude os seus amigos e conhecidos a ficar por dentro desse assunto tão importante para todos!


Massa Madre News


2019

Alimentação fora de casa 2019: 8 tendências para seu negócio
Massa Madre Blog

COOKIES

Produtos de padaria: veja 4 itens que não podem faltar!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Afinal, quanto custa abrir uma padaria?
Quanto custa abrir uma padaria? Será que vale mesmo a pena investir nisso? A resposta para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Aproveite o conteúdo e boa leitura!
Massa Madre Blog

BRANDING

Manual de identidade: um guia de branding para sua padaria
Quer saber como constituir a marca da sua padaria? Confira os pontos importantes neste artigo.
Massa Madre Blog