Viennoiserie
Panettone da Garage Bakery
Home > Viennoiserie > Panettone da Garage Bakery
É um processo trabalhoso mas o resultado final compensa.
Estou cometendo diversos atrevimentos ao postar uma receita de panettone no Massa Madre. O primeiro é o fato do blog contar com pessoas muito mais especializadas que eu nesse tipo de pão. O outro é pegar como base receitas consagradas de Ignio Massari e Raymond Calvel, misturar tudo e adicionar algumas mudanças minhas, como por exemplo, utilizar quase 50% de farinha integral, porque não seria um Panettone da Garage Bakery se não tivesse farinha integral.
É um processo trabalhoso mas o resultado final compensa, se for respeitado o processo e se os ingredientes utilizados forem da melhor qualidade possível.
receita
Ingredientes para a primeira montagem
- Primeira etapa: preparação do Lievito Madre.
- 22g de farinha de trigo
- 12g de água
- 20g de massa mãe
- 54g no total
Ingredientes para segunda montagem
- 72g de farinha de trigo
- 36g de água
- 54g de massa fermentada da primeira montagem
- 162g no total
Ingredientes para terceira montagem
- 227g de farinha de trigo
- 114g de água
- 162g de massa fermentada da segunda montagem
- 503g no total
Ingredientes para a segunda etapa, preparação do Primo Impasto
- 1000g de farinha de trigo branca (W 330 ou superior)
- 1000g de farinha de trigo integral moída a pedra, fina
- 600g de açúcar
- 500g de manteiga
- 700g de água
- 600g de gemas
- 12g *Mono e diglicerídeos
- 503g de Lievito Madre da primeira etapa
- 4915g no total
Ingredientes para a etapa final
- 250g de farinha de trigo branca (W 330 ou superior)
- 250g de farinha de trigo integral moída a pedra, fina
- 650g de gemas
- 500g de açúcar
- 125g de mel
- 750g de manteiga
- 40g de sal
- 1000g de frutas cristalizadas
- 1000g de uva passas
- 20g de raspas de laranja
- 20g de raspas de limão
- 30g de extrato de baunilha
- 300g de água
- 4915g de Primo Impasto da segunda etapa
- 9850g no total
Modo de preparo - primeira montagem
- Amassar todos os ingredientes e fermentar a 27˚C por 4 horas.
Modo de preparo - segunda montagem
- Amassar todos os ingrediente e fermentar a 27˚C por 4 horas.
Modo de preparo - terceira montagem
- Amassar todos os ingredientes e fermentar a 27˚C por 4 horas.
- Dica: tradicionalmente a massa mãe é fermentada envolta em um pano e amarrada com uma corda, o que gera uma grande pressão e eventualmente alguns acidentes.
- Se for seguir o método tradicional, por favor, tenha cuidado.
Modo de preparo - segunda etapa, preparação do Primo Impasto
- Em uma batedeira, fazer uma emulsão com 500g de manteiga, 300g do açúcar, 300g das gemas, 12g de mono e diglicerídeos e 24g de água. Bater até conseguir uma consistência similar a maionese.
- Na masseira espiral, adicionar as farinhas, a água, o lievito madre, o restante das gemas e açúcar e misturar na velocidade baixa por cerca de 10 minutos.
- Adicionar a emulsão e quando incorporada, bater na velocidade dois por até 8 minutos.
- Colocar a massa em uma caixa e fermentar por 12 horas a 27˚C ou até triplicar de volume. Se o volume não triplicar, isso acarretará em horas a mais no crescimento final.
- * O uso de Mono e diglicerídeos é sugestão da receita de panetone do Calvel; segundo ele, a emulsão ajuda a proteger e lubrificar a rede de glúten e melhora o ‘shelf life’ do produto. Caso não deseje utilizar, apenas omita o uso de mono e diglicerídeos e não faça a emulsão no processo, apenas adicionando aos poucos os ingredientes no amassamento.
Modo de preparo - etapa final
- Na masseira, adicionar o primo impasto, as raspas de cítricos, o extrato de baunilha e as farinhas. Misturar até incorporar, sempre na velocidade 1, então adicionar o açúcar, o mel e metade das gemas.
- Quando estiver tudo incorporado, colocar o sal e o restante das gemas. Após a mistura homogeneizar, adicionar 650g da manteiga, e estando essa incorporada, adicionar aos poucos a água até obter uma consistência ideal; nem sempre se utiliza a totalidade da água.
- Misturar as frutas com o restante da manteiga e adicionar na masseira, misturando por mais 4 a 5 minutos. O tempo total de amassamento nessa etapa é de cerca de 25 minutos na velocidade 1.
- Retirar a massa da masseira e deixar descansar por cerca de 40 minutos.
- Dividir a massa, bolear e deixar descansar por 50 minutos.
- Enquanto isso, preparar as formas de panettone: se não tiver os suportes que fincam a base dos panettones e permitem que eles resfriem de ponta cabeça, improvise fincando dois palitos de churrasco em cada forma.
- Depois do tempo de descanso, boleie novamente as peças e coloque nas formas preparadas. O crescimento final é de cerca de 6 a 7 horas a 27˚C.
- Quando a massa estiver quase na borda, faça corte em cruz no topo da massa e coloque uma pequena noz de manteiga no centro de cada panettone.
- Asse em forno turbo, preaquecido a 220˚C, com 2 segundos de vapor. Desligue o turbo nos primeiros 5 minutos e depois religue e mantenha a temperatura ao redor de 160˚C. O tempo total de assamento de um panettone de 500 gramas é cerca de 33 minutos. Em lastro, se recomenda uma temperatura de 210˚C por cerca de 40 minutos.
- Após sair do forno, os panettones devem esfriar de ponta cabeça e ficar nessa posição por cerca de 12 a 18 horas. Depois, deste tempo eles são embalados.
Antes de embalar, borrife 3cc no topo de cada panettone com uma mistura de álcool de cereais 95% e 1% de ácido acético, para prevenir formação de bolores.
receita pronta?
Publique em suas redes sociais e marca a gente: #massamadreblog