OPINIÃO

O potencial das datas festivas na panificação

Escrito por Marcio Rodrigues
13 de dezembro de 2017

O fim de ano é o momento de maior rentabilidade para o comércio. Dezembro é um mês com muitas possibilidades de negócios. As festas são grandes estímulos para o consumo. Mas para as empresas de panificação essas datas ainda não são muito aproveitadas pelas empresas. Segundo levantamento histórico da entidade do ITPC (Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria), com base na análise de performance de empresas parceiras, no fim de ano a média de incremento nas vendas é de aproximadamente 12% sobre a média do ano. Os indicadores poderiam ser ainda melhores.

 

Muitas lojas não aproveitam bem essas festividades. Falta profissionalismo e capacitação no setor para desenvolver ações eficientes. Existem muitas possibilidades como vender cestas de produtos, oferecer uma ceia pronta, entre outras ações. As panificadoras podem ampliar sua atuação e leque de serviços para atender a demanda, mas isso não é a realidade da maioria das empresas.

 

A principal dificuldade das padarias é a falta de organização gerencial que impacta no planejamento. A rotina desgastante do setor não permite planejar adequadamente. O foco acaba sendo nas dificuldades diárias. A consequência é um resultado comercial muito abaixo do potencial das festividades.

 

Outro reflexo da falta de planejamento é o impacto no setor de produção. Deixar para última hora receitas especiais sobrecarrega os profissionais e tira o foco da elaboração de produtos essenciais da loja. Uma panificadora organizada começa a se preparar antes, é possível elaborar esses itens no tempo livre do calendário de produção e deixá-los congelados para que sejam finalizados conforme a necessidade.

 

As empresas de vanguarda iniciam o a elaboração para suas ações de final de ano com uma antecedência de cerca de dois meses. Neste período eles conseguem negociar com seus fornecedores para fazer estoque de determinados produtos ou matérias-primas fundamentais para receitas. Com isso, eles obtêm preços melhores comparados à concorrência e uma loja sempre abastecida, passando uma credibilidade fundamental para o consumidor.

 

Com um período tão importante a frente, as empresas de panificação e confeitaria não podem ser reféns da sua rotina. Uma companhia organizada e com um planejamento sazonal obtém melhores resultados comerciais, tem menos prejuízos e possui uma imagem institucional mais positiva diante de seus clientes. Arrumar um tempo pode ser complicado, mas é extremamente importante e não pode ser deixado para o segundo plano. Esse tipo de iniciativa que faz a diferença.

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