fbpx
CURIOSIDADES

Pães veganos: veja as opções e receitas para saborear no dia a dia

Escrito por Massa Madre Blog
6 de dezembro de 2019

Você já sabe o que caracteriza os pães veganos? De maneira simples, são aquelas receitas que não levam nenhum produto de origem animal. Isso pode incluir uma série de ingredientes, desde os mais básicos — leite, manteiga e ovos — até aqueles de que mal suspeitamos, como a caseína, a gelatina e o ômega-3. É importante salientar que esse tipo de alimento pode ser feito com trigo normalmente.

Ao investir em produtos sem glúten e sem lactose, não necessariamente você estará atraindo o público vegano, assim como, se você trabalhar com alimentos orgânicos e sem origem animal, ainda precisará informar sobre determinados ingredientes alergênicos. De qualquer forma, neste post, vamos explicar tudo isso para você saber exatamente qual será sua estratégia de venda.

Aproveite a leitura!

Como identificar um pão vegano?

Como dissemos acima, existem diversos ingredientes que podem passar desapercebidos durante a receita. E aí, como identificar se o pão é vegano ou não? Veja nossas dicas para ajudar nessa etapa.

Leia o rótulo

A principal dica é ler bastante os rótulos do que você está comprando. Cada ingrediente precisa ser cuidadosamente selecionado para você entender como afetará sua receita. Caso você tenha costume de comprar em feiras, o rótulo pode não ser uma possibilidade. Então, você terá que realmente perguntar ao comerciante como é a fabricação daquele produto. O cuidado nessa etapa garantirá a qualidade final para seus clientes.

Pesquise os ingredientes

Essa dica complementa a anterior. Você precisa ler informações de qualidade para certificar-se dos ingredientes que está comprando. Pesquise por substitutos para ovos e leite, pois são os ingredientes mais básicos das receitas. Aqui, vai uma breve lista do que costumamos utilizar na cozinha e tem origem animal:

  • glicerina — precisa ser descrita como vegetal no rótulo, caso contrário, é de origem animal;
  • aromas naturais — praticamente qualquer ingrediente da natureza produz aroma natural com notas semelhantes às de alimentos, portanto, se não diz que é vegetal, não compre;
  • lecitina — quando é de origem vegetal, costuma-se chamar “lecitina de soja”;
  • carmim ou ácido carmínico — é fabricado a partir de insetos e não tem substituto vegetal;
  • soro de leite e seus derivados — o soro do leite é extraído a partir da gordura animal contida no alimento, então, fazem-se seus derivados, como queijos. Não há substituto vegetal.

Com os resultados da sua pesquisa, você conseguirá entender melhor o espectro de opções que deve procurar com fornecedores.

Monte sua própria lista

Uma dica fundamental para não se perder no meio de tanta informação: faça sua listinha com ingredientes que quer comprar para fazer seus pães veganos. Aproveite sua pesquisa para ver receitas e anotar produtos e alimentos. Da próxima vez que for ao mercado ou fizer encomendas com o fornecedor, ficará bem mais fácil conseguir tudo de que precisa para sua padaria.

Crie seu selo vegano

Muitos clientes já vão aos lugares procurando por um selo específico vegano, que lhes garante que aquele produto está seguro. Assim, podem fazer uma compra muito mais rápida, sem perder tempo lendo os rótulos. Ao desenvolver alimentos livres de alergênicos ou de origem animal, é interessante que sua própria padaria crie um selo que diga as principais propriedades daquele pão.

Você pode utilizar etiquetas nas embalagens, assim como as que contêm informações de data de fabricação e validade das fornadas. Dessa forma, seus clientes ficam muito mais tranquilos com os alimentos que estão consumindo, além de ajudar a aumentar a venda da sua padaria. Uma boa dica é utilizar cores de destaque e informar se seus pães são:

  • tradicionais;
  • veganos;
  • integrais;
  • livres de lactose;
  • sem ovos;
  • sem castanhas.

Como posso fazer pães veganos?

Ficou com interesse em trabalhar uma linha exclusiva de panificação  vegana em sua padaria? Não se preocupe, vamos te ajudar com algumas receitas de chefs convidados especiais aqui do blog Massa Madre.

Pães veganos com glúten

Esse tipo de pão pode parecer o mais simples de ser feito, principalmente porque você deve eliminar ingredientes básicos como ovos, leite e manteiga. Porém, se você quer realmente conquistar seus fregueses, deve pensar em diferentes maneiras de encantá-los. Uma possibilidade é a deliciosa ciabatta do chef Javier Vara.

Além disso, podemos falar de uma receita de pão de milho, desenvolvida com exclusividade pelo chef Fernando de Oliveira. Esse pão é feito em três etapas, ainda contando com a etapa da esponja natural que você mesmo faz. O chef Marcos Pickina nos presenteou também com outra receita que pode ser categorizada como “vegana”, um pão rústico com farinha moída na pedra, mas que pode ser substituída pela branca e integral.

As opções veganas para padaria são simples de fazer, de um modo geral, pois você pode se ater a receitas simples, como água e farinha acrescidos de algum tempero, geralmente o sal. Tendo como base essa massa simples, você pode incrementar com diferentes farinhas, assim como ingredientes saborosos, como grãos diversos e especiarias.

Pães veganos sem glúten

Para as receitas veganas sem glúten, é importante que você, primeiro, pense em como fazer sua levedura natural. É importante falar que o tempo de fermentação deve ser maior, para eliminar mais gases e diminuir o índice glicêmico dos pães, deixando-os mais saudáveis.

Além disso, você pode trabalhar diferentes possibilidades, até mesmo um delicioso pão de azeitonas, excelente para harmonizar com vinho. Essas duas últimas receitas são cortesias do chef Gianni Robert.

Você deve imaginar que os alimentos sem glúten se difundem junto aos veganos, assim como produtos sem lactose. É importante entender que o motivo é simplesmente comodidade para o cliente.

O grupo de pessoas alergênicas é muito menor do que o daquelas que optam por mudar seus hábitos alimentares, como os adeptos do vegetarianismo e veganismo. Os alergênicos não têm a opção de escolha, eles precisam realmente consumir um cupcake sem glúten ou um brigadeiro sem lactose.

Claro, a escolha do que vender em seu negócio será sempre sua, mas por que não abordar ambos os públicos com receitas deliciosas de pães veganos? Aproveite para inovar as receitas tradicionais, criando panetone vegano ou rabanada sem glúten.

Você viu que há diferentes formas de consumir o mesmo tipo de alimento, apenas variando os ingredientes. Nós também falamos um pouco sobre as tendências de alimentação e os impactos nas padarias! Quer conferir?


Massa Madre News


ARTESANAL

Nomes de padaria: 7 dicas para surpreender!
Saiba como escolher nomes de padaria e faça com que seu negócio tenha mais visibilidade no mercado!
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Guia completo sobre a química do pão e seus diferentes tipos
Massa Madre Blog

CURIOSIDADES

Padaria no final de ano: 5 estratégias para o seu sucesso!
Massa Madre Blog

2019

Alimentação fora de casa 2019: 8 tendências para seu negócio
Massa Madre Blog