CURIOSIDADES

Entenda estratégias para aumentar a margem de lucro de sua padaria

Escrito por Massa Madre Blog
12 de agosto de 2019

Todo negócio precisa gerar lucro. Na sua padaria, isso não é diferente. Afinal, é por meio da margem de lucro que é possível garantir a saúde financeira do empreendimento e realizar investimentos para fazer ele cresça a cada dia mais.

Para garantir o sucesso da sua padaria, é essencial que você adote estratégias eficientes para aumentar os lucros. Mas, você sabe o que é margem de lucro? Entende como potencializar esse indicador da sua padaria? Leia este artigo e descubra mais sobre o assunto agora mesmo!

Afinal, o que é margem de lucro e como calculá-la?

Para entender qual a margem de lucro de uma padaria, é importante, em primeiro lugar, entender o que significa esse conceito. Ele nada mais é do que o percentual do lucro em relação à receita do negócio.

Ele deve ser calculado a partir de dois elementos: o lucro e a receita bruta. Para calcular a margem de lucro basta dividir o lucro pelo faturamento total e, ao final, multiplicar o resultado por 100.

Margem de lucro = (lucro / receita total) * 100

Logo, se sua padaria faturou 100 mil em determinado mês e teve 80 mil reais de custo, seu lucro é de 20 mil reais. A partir disso, basta aplicar a fórmula para descobrir a margem de lucro:

(20 mil / 100 mil) * 100 = 20% de margem de lucro

Por que entender qual a margem de lucro de uma padaria?

A margem de lucro é um indicador extremamente importante para que você tenha consciência da saúde financeira da sua padaria. Isso porque quando você analisa apenas a receita ou o lucro do negócio, tem acesso a um valor específico de quanto dinheiro entrou na sua padaria.

Porém, a margem de lucro dá acesso a um outro elemento: o quanto sobra para a empresa em cada uma das suas vendas. Isso porque um negócio que tem, no geral, 20% de lucro, sabe que a cada R$ 100,00 que entra na empresa, sobram R$ 20,00 para novos investimentos.

Além disso, você ainda pode calcular a margem de lucro de cada um dos seus produtos. Com isso, é possível entender quais são os produtos mais rentáveis para o negócio e quais são aqueles que não estão gerando o retorno esperado, possibilitando que você reestruture a sua padaria de forma a aumentar a sua rentabilidade.

Como aumentar a margem de lucro de sua padaria?

Agora é a hora de entender como aumentar a margem de lucro da sua padaria. Descubra quais são as nossas dicas de ouro para que você tenha sucesso nessa estratégia a seguir.

Elimine o desperdício

Um dos grandes vilões da margem de lucro dos seus produtos são os seus custos. Afinal, eles reduzem muito o percentual de lucro que sobra para o negócio. Nesse aspecto, o desperdício atua como um grande gerador de custos para a sua padaria.

Por isso, para aumentar a margem de lucro do negócio, utilize estratégias para eliminar o desperdício. Um exemplo é calcular a quantidade de produtos de acordo com as vendas, evitando que as mercadorias percam o prazo de validade na prateleira. Além disso, utilize câmaras frias de qualidade para garantir que as mercadorias durem mais.

Conte com bons equipamentos

Os equipamentos e as máquinas da sua padaria também podem contribuir — e muito — para o aumento da sua margem de lucro. Isso porque eles permitem que o seu time se torne mais eficiente, produzindo mais e melhores produtos em menos tempo. Dessa forma, os custos por cada uma das mercadorias caem, o que aumenta a margem de lucro.

Além disso, bons fornos são essenciais para garantir que todos os pães saiam com a mesma qualidade. Isso evita que alguns fiquem nas prateleiras sem serem consumidos pelos clientes devido à falta de padrão.

Ajuste os preços

Ao calcular a margem de lucro dos seus produtos, você pode identificar que alguns preços não estão de acordo com o valor de produção da mercadoria. Ou seja, que algumas das suas mercadorias estão com preço abaixo do mercado, gerando um lucro menor para a padaria. Aumente os preços dos produtos que estiverem nessa situação para melhorar a rentabilidade do negócio.

Agregue valor aos produtos

Você sabia que existem formas de lucrar mais sem custos maiores para a padaria? Isso acontece quando você agrega valor aos produtos utilizando estratégias criativas e eficientes para isso. A fermentação natural, por exemplo, dá um aspecto artesanal aos seus pães, agregando valor ao produto sem a necessidade de aumento dos custos.

Além disso, utilizar processos de produção que gerem diferenciais aos seus produtos também produzem esse efeito. Dessa forma, é possível cobrar preços mais altos pelos seus produtos e, consequentemente, aumentar a margem de lucro do negócio como um todo. Também é possível ir além dos pães e oferecer outros produtos, como doces, leites vegetais, alimentos específicos para veganos, entre outros.

Entenda quais são suas prioridades

Outra forma de aumentar a margem de lucro do negócio como um todo é por meio do entendimento de quais são os produtos com maior rentabilidade para a sua padaria. Isso significa que você pode calcular qual a margem de lucro de cada um dos seus produtos e, a partir dos resultados, entender quais são aqueles que possuem um maior percentual.

A partir disso, coloque-os como prioridades da sua padaria, investindo no marketing e na promoção dessas mercadorias. Para isso, você pode realizar promoções, colocá-los em prateleiras que ficam em destaque na sua loja ou até mesmo oferecer amostras grátis para despertar o interesse dos clientes. Com isso, você pode aumentar a margem de lucro e colocar o negócio na direção do sucesso.

Garantir a saúde financeira e a rentabilidade da sua padaria é essencial para se manter sólido em um mercado tão competitivo. Para isso, você deve entender o que é e como calcular a margem de lucro da padaria e dos seus produtos individualmente. Também é essencial que você conte com estratégias eficientes para garantir os resultados positivos do seu empreendimento.

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