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CURIOSIDADES

Design para padaria: como melhorar a experiência do cliente em meu negócio?

Escrito por Massa Madre Blog
28 de janeiro de 2019

As padarias têm um lugar especial na vida de todos os brasileiros. O hábito de comprar um pãozinho e tomar com um café preto ou um pingado é quase diário e não fica de fora entre uns e outros afazeres da semana. Por ser um mercado tão próspero, novos estabelecimentos abrem as portas com frequência e muitos dos que já existem passam por grandes transformações.

Servir tipos de pães diferentes, incluir novos produtos no cardápio, reformar o ambiente, tudo isso é válido na hora de fidelizar aquele comprador antigo ou atrair novos clientes. Mas com todas essas mudanças, um item não pode ser deixado para trás: a experiência do cliente.

Não adianta oferecer um ambiente intimista e o melhor pão rústico do bairro se os funcionários não são bem treinados, se há longas filas, se o espaço não comporta muitas pessoas e o consumidor sair insatisfeito e nunca mais voltar ao local.

Por isso, neste post, vamos abordar dicas de como proporcionar uma boa experiência do cliente no seu negócio. Se interessou? Então continue a leitura.

O que é a experiência do cliente?

Esse é um dos pontos-chave de qualquer empreendimento e com a padaria não é diferente. A experiência do cliente é o resultado final da interação entre ele e a empresa. Ou seja, a percepção do consumidor sobre o seu negócio.

Ela representa toda a interação que o comprador teve com o estabelecimento, como a aquisição do bem ou serviço, o contato face a face, o serviço de atendimento ao consumidor e, mais recentemente, a internet e as redes sociais.

Essa experiência é fundamental, pois ela vai influenciar o comportamento futuro do cliente. Vai definir, por exemplo, se ele vai voltar ao seu estabelecimento, se vai indicá-lo a outra pessoa ou se, simplesmente, vai procurar um concorrente. Por todos esses motivos, esse conceito deve ser fortemente trabalhado.

Quais são as vantagens de investir na experiência do cliente?

Proporcionar um momento agradável ao consumidor enquanto ele está no seu estabelecimento e escolhe um produto traz inúmeros benefícios, isso é inegável. Vamos, então, apontar a seguir alguns deles. Veja!

Divulgação por meio de indicação

Pode parecer óbvio, mas o boca a boca ainda é a melhor propaganda. Se o seu cliente sai satisfeito com o seu negócio, gostou da experiência, foi bem atendido, comprou um produto de qualidade ele vai contar para amigos e conhecidos. A chance de ele recomendar o seu empreendimento é maior.

Por isso, em uma padaria, não basta apenas vender o melhor pão da cidade. O ambiente deve ser convidativo, com espaço suficiente, os funcionários devem ser bem treinados e os mecanismos de pagamento devem ser facilitados para evitar demora e longas filas.

Melhoria das vendas

Deixar um cliente satisfeito significa que ele vai voltar ao seu estabelecimento e, consequentemente, comprar mais. Se a experiência dele for positiva, se conseguir comprar o que deseja, se o produto for de qualidade, se não houver filas e ele for bem tratado, o retorno dele está garantido. Assim, você consegue uma fidelização do consumidor.

Para ele voltar, no entanto, não basta apenas investir na qualidade do atendimento. Uma boa estrutura física também conta muitos pontos. Um espaço bem planejado, desde a entrada da padaria, passando pela disposição da vitrine e das mesas até o caixa, vai fazer toda a diferença.

Satisfação do cliente

Consumidor satisfeito significa fidelização, mais vendas e recomendações. O sucesso da sua padaria pode ser medido pela satisfação do seu cliente. Por isso, invista na qualidade dos produtos, ofereça um espaço com boa infraestrutura, meça a sua performance, faça pesquisas de satisfação, escute feedbacks, foque na lealdade e mantenha um bom canal de comunicação.

Como garantir uma boa experiência do cliente?

Existem diversas formas de garantir uma boa experiência para o cliente da sua padaria. Pensar em um espaço atrativo e aconchegante pode fazer a diferença para o consumidor. Vamos listar algumas delas a seguir. Confira!

Invista no design

A estrutura física da sua padaria é tão importante quanto um bom forno e uma excelente receita de pão. Cada vez mais, os clientes buscam uma experiência completa, que vai além da compra do produto. Eles procuram por um ambiente confortável e por uma marca com personalidade e com a qual eles se identifiquem.

Por isso, tudo deve ser levado em conta. As cores do local, a forma como os produtos são apresentados na vitrine, o cheiro dos pães que se espalha pelo ar, tudo vai contribuir para uma melhor experiência do consumidor. A disposição dos móveis, do balcão e do caixa também é fundamental para evitar longas filas e confusões.

Faça pesquisa de opinião

Escutar o que o seu cliente tem a dizer é essencial para oferecer uma boa experiência ao consumidor. Por isso, sempre que tiver uma oportunidade, converse com eles e ouça o que têm a dizer. Você também pode oferecer um espaço para sugestões e reclamações ou de interação, como as redes sociais.

Escutar o feedback deles vai ajudar a melhorar o serviço e o produto além de facilitar a personalização da experiência.

Invista em marketing de conteúdo

Entenda as dores e necessidades do seu cliente para saber, exatamente, o que oferecer para ele. Mostre como você tem o produto ou serviço para resolver aquela situação do consumidor em diferentes canais de comunicação. Para isso, você pode investir em uma boa estratégia de marketing de conteúdo. A ideia é se tornar uma autoridade no assunto, mostrar a solução para o seu cliente e ele saberá a quem recorrer quando precisar.

Começar e manter um empreendimento é desafiador, principalmente no ramo de padarias. O setor tem crescido nos últimos anos, o que atrai muitos empresários. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP), o lucro cresceu 3,2% em 2017 e as previsões são animadoras para 2018. Por isso, investir na boa experiência do cliente é fundamental para garantir melhores resultados e a continuidade do seu negócio.


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