PADARIA
PANIFICAÇÃO
TENDÊNCIA
MARCIO RODRIGUES
KNOW HOW

Vem Pra Padaria

30 NOVEMBRO,2016

 

As padarias fazem parte da rotina do brasileiro. As pessoas frequentam uma loja de 14 a 16 vezes num mês, segundo dados do Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC). Existe uma grande apreciação do consumidor por marcas únicas do setor como a proximidade, o atendimento e o ambiente. Uma relação que é um diferencial deste mercado e que tem surgido como uma nova oportunidade de negócio.

 

Apesar de tantas opções no setor de alimentação e food service na atualidade, o brasileiro ainda mantém um carinho especial em relação às panificadoras. O sabor artesanal e a proximidade com nossas residências ou locais de trabalho são os grandes destaques. Aproximadamente 99% dos consumidores de padarias dizem consumir muito seus produtos de fabricação própria, conforme levantamento do Instituto Dataconsumer. Cerca de 66% dos clientes têm preferência por conta da sua proximidade e outros 15% porque sabe que encontra produtos sempre frescos, segundo estudo do Sistema Firjan. 

 

Nos sentimos tão bem nas panificadoras que muitas vezes elas são quase uma extensão da cozinha da nossa própria casa. Quase metade (45%) dos entrevistados pelo Sistema Firjan consideram que as padarias combinam muito com encontros entre amigos e a maioria (52%) qualificou que é certo destacar como ótimo a qualidade do atendimento. Essa proximidade faz com que as pessoas tenham uma percepção especial sobre as lojas, um carinho que levamos pra toda a nossa vida. As empresas participam do cotidiano do consumidor.

 

Essas qualidades únicas tornam a padaria um tipo de estabelecimento de destaque na indústria alimentar brasileira. Num mercado tão competitivo, com a entrada constante de várias empresas e diferentes modelos de negócios concorrentes, a panificação pode achar um caminho para se destacar reforçando seus laços mais tradicionais. A valorização do produto artesanal e dessas características relacionadas é uma estratégia comum no exterior, onde o setor é visto como arte, ideia que aos poucos tem chegado e ganhado espaço no Brasil.

 

Com o objetivo de promover ainda mais essa relação e ampliar a proximidade entre mercado e consumidor, o Convênio ABIP/ITPC/Sebrae desenvolveu o movimento Movimento Vem pra Padaria. Através desta iniciativa serão realizadas uma série de ações integradas com mercado, parceiros e entidades de classe buscando a valorização do mercado. Todas as ações são sem custos para o empreendedor.

 

No site da campanha, o empresário tem acesso a um espaço personalizado onde pode realizar a divulgação de seus produtos, serviços e promoções especiais. O cliente também poderá conhecer melhor as empresas, seus diferenciais e ter acesso a benefícios exclusivos. O Vem Pra Padaria também oferece instruções para divulgação física no ponto de venda, seja por meio de peças gráficas, campanhas promocionais, festivais e muito mais. A ideia é que essas ações promovam a fidelização do cliente por meio do vínculo afetivo, impulsionando o empresário a investir na qualidade dos produtos de produção própria e no atendimento.

 

Participe você também do movimento! Acesse o site www.vemprapadaria.com.br



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >