SERICAIA
ALENTEJANA
PORTUGAL
DOCE
JUNIOR VENTURA
RECEITAS

Sericaia Alentejana

05 OUTUBRO,2016

Ah o Alentejo... terra de bom vinho, bom pão, bom azeite, bom presunto, lindas paisagens, lindas cidades, se fosso aqui citar todas as qualidades daria um texto imenso, mas não é sobre o Alentejo que quero falar e sim sobre um dos seus doces mais famosos, a Sericaia.

 

Há quem diga que veio da Índia, há quem diga que veio do Brasil, mas a verdade é que o doce começou a ser comercializado por conventos alentejanos, nomeadamente o Convento das Chagas em Vila Viçosa e o Convento das Clarissas de Elvas.

 

Rivalidades a parte, cabe aqui salientar que para mim é um dos melhores doces de Portugal, a sua textura fofa servida com uma boa ameixa em calda, é uma experiência única, vale a pena experimentar.

 

Ingredientes:

 

Açúcar                                800gr

 

Farinha de trigo                 160gr

 

Ovos                                 16 unidades

 

Leite                                        1L

 

Casca de um limão

 

Paus de canela                   2 unidades

 

Canela em pó para polvilhar

 

Ameixas de boa qualidade em calda 

 

 

Modo de fazer:

 

Leve a ferver numa panela, o leite a casca de limão e os paus de canela, após dois minutos de fervura, tire as cascas de limão e os paus de canela e reserve.

 

No tacho da batedeira, bata bem as gemas com o açúcar até ficar um creme branco e homogêneo, adicione a farinha e bata, a seguir adicione o leite em fio mexendo sempre, volte o preparo a panela e mexa até ferver e ficar um creme tipo pudim, reserve.

 

Entretanto bata as claras em castelo e junte ao preparo já morno, mexendo delicadamente de maneira a não tirar o ar das claras.

 

Deite em colheradas desencontradas o preparo para uma caçoila de barro grande ou várias pequenas, polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc por aproximadamente 25 minutos.

 

Na hora de servir, junte duas ameixas com um pouco de cauda por cima da Sericaia.

 

Bom apetite!

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >