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Saiba como vencer a concorrência no mercado da panificação

26 JANEIRO,2017

 

O que faz você escolher uma empresa em vez dos seus concorrentes? Essa pergunta simples guarda um dos maiores desafios para empresas em qualquer área, especialmente para aquelas que lidam diretamente o cliente — como a panificação. A concorrência no mercado é acirrada e, em tempos de crise, quando os consumidores estão ainda mais seletivos, saber como se destacar na multidão é vital.

 

Neste post, separamos algumas dicas para você vencer a concorrência e ganhar clientes fiéis e satisfeitos. Acompanhe:

 

Conheça a sua empresa

 

Pode parecer óbvio, mas conhecer bem a sua empresa é o 1º passo para uma estratégia de sucesso.

 

  • Quais são suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (a famosa matriz SWOT)?;
  • onde sua empresa pode melhorar e até onde ela pode crescer sem comprometer a qualidade do que oferece?;
  • quais são os diferenciais dos seus produtos e serviços?;
  • quais problemas você precisa resolver?.

 

É importante ter uma visão geral e, ao mesmo tempo, detalhada de todos os aspectos da sua empresa para saber onde, como e até quando crescer. Essa noção também serve para guiar suas ações de marketing: se o preço da sua empresa é o seu diferencial, garanta que isso estará em suas peças de divulgação.

 

Conheça sua empresa, saiba o que nela pode atrair e fidelizar seus clientes e explore isso.

 

Inspire-se na concorrência

 

Inspire-se na concorrência para o bem e para o mal: tanto os acertos quanto os erros dos outros negócios podem se tornar boas fontes de ideias para o seu empreendimento. Mas atenção: nós dissemos "inspiração". A ideia não é roubar ideias alheias, mas sim ficar de olho em conceitos que possam ser aplicados na sua empresa.

 

Acompanhe o que outras panificadoras do ramo têm feito, observe seus resultados, iniciativas interessantes e o que não tem dado certo também. Adapte e melhore os projetos para implementá-los em seu negócio. Afinal de contas, como se diferenciar da concorrência se você não a conhece?

 

Ofereça uma ótima experiência

 

Pense nos restaurantes, bares e outros estabelecimentos que você costuma frequentar. Por que você sempre volta? Na maioria das vezes, não são os produtos e serviços em si que fidelizam os clientes, mas sim toda a experiência que eles têm no estabelecimento.

 

Ninguém levanta no domingo de manhã apenas para matar a fome na panificadora perto de casa (tanto que, se o problema fosse apenas a fome, qualquer alimento resolveria). As pessoas se dão ao trabalho porque querem o pão fresco de manhã em casa ou querem aproveitar todas as opções de produtos na própria loja, em um ambiente diferente de sua cozinha.

 

Por isso, proporcione essa experiência para seus clientes: produtos de qualidade, um ambiente agradável, um ótimo atendimento. Garanta que as pessoas queiram ficar mais tempo em sua loja, explorar as opções, falar com os atendentes. Quanto melhor eles se sentirem, mais propensos estarão a comprar.

 

Agregue valor aos produtos

 

Se seus produtos têm qualidade, dificilmente você terá problemas. A qualidade, por si só, já vende. Por isso, nunca abra mão dela e não meça esforços para oferecê-la.

Cuidado, especialmente, com as tentativas de cortar custos: muitas vezes, a economia que você faz optando por um ingrediente de menor qualidade não compensa a queda nas vendas.

 

E, se você quer ir além, o segredo está no valor. Qual é o diferencial do seu produto? Por que os clientes vão comprar seu pão em vez do pão do concorrente? Há diversas formas de agregar valor ao produto: investindo em ingredientes diferenciados, em uma apresentação caprichada, em opções variadas.

 

E há outras formas mais elaboradas. Uma delas é a chamada storytelling (contar uma história). As receitas trazidas da Itália pelos avós do proprietário e a tradição de uma panificadora que já atua há décadas na cidade são apenas alguns exemplos.

 

Essas histórias devem estar inseridas em toda estratégia da empresa, especialmente na comunicação, que vai imprimi-las nas campanhas, ações e outros materiais de divulgação. Elas criam simpatia e confiança, contribuindo para um relacionamento ainda mais próximo com seus clientes.

 

Receba bem os clientes

 

Apesar de todas as mudanças em gestão, marketing e outras áreas, especialmente com a chegada da tecnologia, o atendimento, presencial ou on-line, continua sendo um dos principais motivos pelos quais clientes procuram empresas.

 

Uma pesquisa da PwC mostrou que clientes querem ser atendidos por profissionais que melhorem sua experiência de compra, com conhecimento sobre os produtos, acolhimento e personalização no atendimento.

 

Ninguém gosta de entrar em uma loja e lidar com o mau-humor dos funcionários em um momento que deveria ser de descontração ou de ser deixado de lado na loja, esperando por tempo demais. Esses tipos de experiência têm tudo para convencer o seu cliente a nunca mais voltar.

 

Por isso, não meça esforços para evitá-las: treine sua equipe, motive-os sempre, faça com que vistam a camisa da empresa e procure sempre deixar muito clara a ligação entre o seu atendimento e os resultados da empresa.

 

Invista em programas de fidelidade

 

A mesma pesquisa da PwC revelou que muitas pessoas querem fazer parte de uma comunidade. Programas de fidelidade não apenas fazem com que seus clientes se sintamespeciais, recebendo vantagens e informações exclusivas, mas também ajudam a manter o contato com eles mesmo quando eles estão afastados.

 

Este relacionamento mantém sua marca viva na memória dos consumidores e ajuda a transformá-los em seus defensores. Quando precisarem de algo, lembrarão que têm descontos em seu estabelecimento. Se alguém pedir indicações, eles saberão que podem receber vantagens se indicarem sua empresa.

 

Segundo a PwC, no Brasil, 93% dos consumidores fazem parte de um programa de fidelidade ou recompensa. Então, não espere para implantar esta ideia em sua empresa!

 

Em um mercado competitivo, com consumidores cada vez mais conectados e informados, capazes de comparar empresas com um clique, se destacar na multidão não é apenas questão de lucro, mas de sobrevivência.

 

Empresas que sabem lidar com estes novos tempos e aproveitar as melhores práticas do mercado para atrair e fidelizar seus clientes se fortalecem. E, como vimos, essa é uma batalha de várias frentes. Não espere mais para começar a investir no sucesso de sua empresa!

 

Gostou das dicas? Então confira agora mesmo como atender um cliente em sua padaria da melhor forma!

 

 



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