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Relacionamento com cliente: aprenda como atendê-los em sua padaria

23 DEZEMBRO,2016

 

A apresentação dos funcionários

 

O ambiente de qualquer padaria sempre traz um fator humano de maneira muito predominante. Há sempre alguém para pesar algum produto, pegar alguma coisa atrás do balcão, tirar uma dúvida e pagar antes de deixar o local. Por essa presença de tantas pessoas ao redor, não poderíamos começar por outro assunto que não fosse a apresentação do seu pessoal.

 

Cada padaria tem as suas particularidades. No entanto, em todas elas, com certeza, a maneira como os funcionários se apresentam para o cliente é fundamental para um bom atendimento. Por isso, nunca deixe seu time se descuidar com a higiene, educação e bom humor. Da sua parte, certifique se todos estão bem vestidos com o uniforme, sem manchas, nas condições e tamanhos adequados. Todos estes detalhes são percebidos pelos clientes e garantirão que ele se sinta em um estabelecimento organizado e com bom padrão de qualidade e higiene.

 

O tratamento com o cliente

 

Cada cliente que entrar no seu estabelecimento terá um objetivo diferente. Alguns com mais pressa e outros com alguma dúvida do que irão comprar. Qualquer que seja o caso, é preciso que a sua equipe esteja atenta e trate todos os clientes com cortesia e educação.

 

Se o cliente está com pouco tempo, não é hora de ficar tomando a atenção dele para explicar cada item das suas novas receitas de panificação. Se ele está carregando muita coisa nas mãos, que tal oferecer uma cesta de compras para que ele possa levar mais itens? Se ele está com tempo de sobra, pensando o que vai comer e ocupando espaço de outras pessoas no balcão, porque não sugerir que ele se sente para tomar um café?

Esse olhar especial para cada situação e necessidade do seu público fará com que ele se sinta acolhido e mais confortável.

 

A forma de conquistar o cliente

 

Indo um pouco mais fundo na experiência de atendimento ao cliente, além do olhar mais atencioso que comentamos logo acima, as padarias oferecem uma oportunidade muito interessante: o atendimento verdadeiramente personalizado. Muitas empresas dizem que possuem essa personalização, mas a verdade é que poucas conseguem fazê-lo de maneira efetiva.

 

Independentemente se o seu estabelecimento é de bairro ou no centro, normalmente as pessoas têm a tendência de manter uma rotina: abastecer o carro no mesmo posto, fazer compra no mesmo supermercado, ir ao mesmo shopping e frequentar a mesma padaria. É nessa hora que uma equipe bem treinada e atenta pode fazer a diferença.

 

Quem não acha agradável a sensação familiar de ser tratado pelo nome ou poder chegar em um balcão e o atendente já saber o que você quer sem ter que pedir nada? Topar com o gerente e receber uma amostra de um produto novo da padaria? É esse ambiente aconchegante que vai fazer seu cliente se sentir especial e "de casa".

 

 

Os hábitos de higiene

 

Não é suficiente que seus funcionários estejam usando uniformes e utensílios bem limpos. Um olhar vigilante da gerência e da diretoria se fazem essenciais no dia a dia de uma padaria que atende os mais elevados níveis de asseio. Além disso, é muito importante que os exemplos de boa higiene atinjam toda a equipe que trabalha no local.

 

No quesito higiene a dica é nivelar por cima. Qualquer estabelecimento que ofereça produtos alimentícios, além da obrigação legal de seguir normas e padrões de operação, deve prezar pela limpeza. Seu atendimento e produtos oferecidos são suas principais formas de atrair (e manter) clientes. 

 

Fique atento e instrua sempre sua equipe a trocar as luvas quando necessário, prender bem os cabelos por debaixo das toucas, trocar aventais, jogar fora itens descartáveis depois do uso, manter panos, guardanapos, talheres e utensílios sempre muito bem limpos. Seu cliente pode até não falar, mas ele está de olho em cada um desses detalhes.

 

Sobre os produtos

 

Treine, instrua, explique para sua equipe tudo sobre o que você está oferecendo. É muito importante que seu time saiba o que o cliente vai levar para casa. Com a crescente preocupação sobre hábitos alimentares, a população está cada vez mais exigente.

 

Temos por aí intolerantes à lactose, glúten, diabéticos, vegetarianos, veganos, alérgicos e mais um monte de outros tipos de pessoas entrando e saindo a cada minuto da nossa loja. Por isso, é necessário entender as particularidades de cada cliente e oferecer um bom suporte na hora de escolher as compras. Além disso, é importante também saber dar instruções corretas no transporte e acondicionamento dos seus produtos para garantir que estejam inteiros, vistosos e saudáveis também na hora do consumo.

 

Pesquisa de satisfação

 

Invista em informação. Conheça e entenda o seu consumidor. Saiba o que ele está procurando, se está satisfeito com o serviço prestado e o que ele gostaria que fosse melhorado. Entender como o seu público se sente antes e depois de sair da sua padaria é muito importante para poder planejar as próximas ações do seu negócio.

 

Caso não tenha muita verba para materiais e procedimentos de pesquisa, pode começar pelo básico: converse com seus clientes. Procure saber o que eles estão buscando. Fale também com quem atende seu público: o caixa, o pessoal do balcão, quem anota as encomendas e descubra algumas reclamações, críticas, dúvidas e elogios que você pode não perceber.

 

Focando no relacionamento com cliente e na absorção dessas percepções, você vai ter mais certeza antes de fazer qualquer investimento na sua padaria. Esse acompanhamento é fundamental para a evolução do seu negócio.

 

Por falar em evolução do seu negócio, que tal umas boas dicas sobre gestão de padarias de sucesso? Clique no link e veja esse outro material que preparamos para você.

 



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