PÃO
BRASILEIRO
MANDIOQUINHA
ESPINAFRE
PANIFICAÇÃO
CHEF FERNANDO DE OLIVEIRA
RECEITA

Pão de Forma Brasileirinho

17 MARÇO,2017

O pão brasileirinho foi desenvolvido por mim e para a nossa equipe apresentar na final da Copa do Mundo de Panificação em 2016 na França.

 

Trata-se de um pão de forma que tínhamos que desenvolver para um atleta de alta performance de algum esporte. Como o Brasil é o país do futebol, criamos este pão destinado ao jogador de futebol. Confira os benefícios dos ingredientes que escolhemos para desenvolver este pão. Espero que gostem!

 

Benefícios: Pão para um atleta consumir pós treino.

 

Por conter espinafre, o pão contém grande quantidade de fibra, e é repleto de antioxidantes, vitaminas (principalmente A, K e folato) e minerais que ajudam o corpo a funcionar de forma otimizada.

 

Mandioquinha (batata salsa): é altamente recomendada para a alimentação de atletas que tenham grande queima de calorias em seus treinos, pois é rica em carboidratos e seu amido é livre de antinutrientes.

 

O açafrão-da-terra, para a recuperação de danos musculares de atletas que participam de grandes treinos durante o dia ou até maratonas.

 

Ingredientes:

 

Farinha de trigo                                                       100%            1210g

 

Sal                                                                               1,8%                 22g

 

Fermento biológico fresco                                        3%                  36g

 

Leite em pó                                                                  4%                  48g

 

Açúcar refinado                                                            4%                 48g

 

Manteiga                                                                    7,5%                 90g

 

Creme de leite                                                            2,5%                30g

 

Água                                                                            29%             350ml

 

Mandioquinha cozida                                                  13 %           157g

 

Açafrão da terra                                                              4%             48g

 

Espinafre cozido                                                              9%           100g

 

Farinha de espinafre                                                      3.2%           38g

 

 

Modo de Preparo:

 

Coloque todos os ingredientes na masseira exceto a manteiga e deixe bater por 5 minutos na 1ª velocidade e mais 5 minutos na 2ª velocidade.

 

Acrescente a manteiga na 1ª velocidade e deixe misturar, passe para a 2ª velocidade e deixe bater por mais 2 minutos. Ao fim do batimento a massa deve estar com uma temperatura entre 25ºC. Divida a massa em duas partes iguais e em uma parte volte para bater com o açafrão e a mandioquinha e deixe bater até a massa ficar lisa novamente.

 

Caso precise, enxugue a massa com farinha de trigo.

 

Repita o mesmo processo com a outra parte da massa, adicionando a farinha de espinafre e o espinafre

 

Coloque a massa na mesa e deixe descansar por 1 hora coberta com um plástico. Após o descanso corte a massa em pedaços de 265g cada e deixe descansar por mais 10 minutos.

 

Modele os pães, abrindo um pedaço da massa de açafrão e a outra de espinafre e enrole as duas juntos, igual um rocambole. Coloque dentro de formas para pão de forma e leve para fermentar em armário fechado por um tempo aproximado de 1h30min.

 

Após a fermentação coloque a tampa das formas e leve para assar com as seguintes temperaturas: Forno tipo lastro a 180ºC. Forno tipo turbo a 140ºC, por um tempo aproximado de 40 minutos.

 

Rendimento: 4 pães.

 

Recheio: Peito de frango: carne com alta porcentagem de proteína por porção, mas bem magra, de fácil digestão e rápida absorção. O atum pode dar força extra aos atletas e prevenir doenças. É uma excelente forma de reposição de proteínas pós-treino e/ou para alimentação de controle de peso. Além de ser rico em ômega-3, “gordura do bem” importantíssima para a saúde das membranas celulares, encontradas em todo o corpo humano”.

 

Sugestão de recheio para sanduiche

 

Patê de castanha de caju e atum light

 

Ingredientes:

 

Atum light                                                                                          300g

 

Castanha de caju triturada                                                             240g

 

Requeijão cremoso light                                                                 150g

 

Sumo de limão siciliano                                                                  100g

 

Cebola ralada                                                                                     50g

 

Pimenta do reino                                                                           a gosto

 

Sal                                                                                                    a gosto

 

 

Modo de Preparo

 

Misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve.

 

 

Patê de frango light

 

Ingredientes:

 

Peito de Frango                                                                               300g

 

Cream chesse light                                                                         150g

 

Cenoura ralada                                                                                 50g

 

Sal e pimenta do reino                                                                  a gosto

 

 

Modo de Preparo:

 

Cozinhe o peito de frango com sal, pimenta do reino e folha de louro e salsa. Deixe esfriar, desfie e misture com o cream cheese e a cenoura ralada.

 

 

 

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >