PANIFICAÇÃO
PÃO
ARTESANAL
AZEITE
OLIVA
PATRICIA GALANSINI
KNOW HOW

Panificação artesanal e o azeite de Oliva

15 FEVEREIRO,2017

 

Se tem um alimento que qualquer ser humano conhece ao redor do mundo, é o “PÃO”.

 

É pão no café da manhã, para acompanhar o almoço, para o lance e pão para o jantar. Enfim, este alimento tão antigo e rico ao mesmo tempo, é bem vindo a qualquer hora, principalmente se for fresquinho e crocante.

 

No mundo moderno, a popularidade do pão comercial barato, foi o responsável pelo desaparecimento daspequenas padarias locais e consequentemente dos padeiros artesanais, a facilidade de encontrar em qualquer estabelecimento o pão pronto industrializado em um saco plástico, com conservantes e aditivos químicos e que tenha longa duração, tomou o lugar do pão caseiro.

 

Salve algumas exceções, atualmente podemos comemorar, pois a confecção dos pães artesanais estão voltando, graças ao resgate das origens e da tradição de fazer o próprio pão.

 

Hoje, temos diversos padeiros e padeiras artesanais espalhados pelo país que defendem um objetivo muito especial, a satisfação de produzir um alimento natural, nutritivo, saboroso e gastando pouco.

 

É relativamente fácil fazer um pão artesanal, que você pode chamar de seu. Talvez o segredo seja o fermento natural, a farinha ou o forno ou quem sabe o amor que se deposita neste tipo de alimento. Colocar a mão na massa é sensacional!

 

Na padaria artesanal, usa-se muito azeite nas receitas e temos uma forte influência do clima e do modo de viver mediterrâneo, onde o azeite é consumido fortemente. Os pães feitos com azeite apresentam um sabor e aroma deliciosos!

 

Farinha, água, fermento, sal, na massa básica ainda inserir uma gordura natural, que pode ser o AZEITE DE OLIVA que proporcionará um sabor acentuado a receita. A função do Azeite é dar maciez à massa melhorando a textura do miolo e também serve para retardar o envelhecimento do produto mantendo a umidade e sua duração.

 

Uma opção saudável e nutritiva no seu dia-a-dia.

 

Agora vamos colocar a mão na massa!

 

 

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >