NOUGAT
CURIOSIDADES
CONFEITARIA
TORRONE
KNOW HOW
MMB

Conheça as curiosidades do Nougat

07 OUTUBRO,2017

 

Assim como muitas histórias que se perdem no tempo, a origem de um dos doces mais antigos ao qual se tem conhecimento é um mistério. Dono de diversos nomes e versões, e com muitos países pleiteando sua criação, o nougat é simples, saboroso e se adapta bem a várias receitas.

 

Quer saber um pouco mais sobre esse famoso doce natalino? Descobrir as curiosidades sobre as lendas por trás de sua criação? Quais são as receitas mais famosas e que tipo de matérias-primas são utilizadas para prepará-lo?

 

Então, continue lendo este post e confira as curiosidades sobre essa interessante sobremesa!

 

O que é nougat?

 

Nougat, Nogado ou Nugá, mais conhecido como Torrone, é um doce antigo, cuja data de criação ainda é desconhecida. A base da receita une açúcar, mel, amêndoas assadas e claras em neve. A pasta doce, unida a sementes, geralmente é transformada em barras, e sua consistência pode variar de macia à crocante.

 

Qual é a origem do nougat?

 

É um mistério!

 

Muitos acreditam que o nougat tenha origem no sul europeu, tendo a França, a Itália e a Espanha na disputa ao título de criador dessa receita histórica. No entanto, os iranianos, na Ásia Ocidental, também reivindicam a criação do doce em questão.

 

Muitas histórias são contadas acerca da criação do nougat. Uma delas é que, no século XVII, ele era importado da França, mais precisamente da região de Marselha. Desse modo, naquela época, a cidade francesa mantinha o monopólio sobre a criação do doce, o que durou bastante tempo.

 

Uma outra história bem mais antiga e lendária relaciona o nascimento do nougat ao casamento do Duque de Milão, Francesco Sforza, no início do século XV. Segundo a lenda, ele foi preparado pela 1ª vez para a festa do casamento. Tinha o formato de Torrazzo, a torre da Catedral de Cremona, onde a cerimônia foi realizada.

 

Esse fato remete à etimologia da palavra torrone, como o nougat é conhecido na Itália, que possivelmente possa ter sido derivada do vocábulo Torrazzo.

 

Quais são as matérias-primas do nougat?

 

Existem diversas versões da iguaria espalhadas ao redor do mundo. Mas, seja onde for, a base da receita é a mesma, sofrendo poucas alterações e/ou acréscimos. As receitas mais renomadas são ambas italianas: a de Cremona, na Lombardia, e a de Alba, em Piemonte.

 

Na Sicília, região italiana, o pistache unido ao chocolate e ao amendoim concede ao doce um sabor diferenciado. Em Áquila, também na Itália, são acrescentados chocolate e avelãs tostadas.

 

Em Sardenha, no mediterrâneo, o nougat é bastante duro e aromatizado com cascas de laranja e limão. Em alguns lugares, a receita pode levar frutas cristalizadas e até mesmo canela.

 

Existe uma variedade de matérias-primas que podem ser utilizadas na preparação do nougat, o que inclui: castanhas de caju, pinhões, coco, licores, condimentos (como ervas aromáticas ou secas), amendoim, polpas de frutas (como damasco e laranja), gelatina, bolachas, entre outros.

 

Como o nougat é preparado?

 

A preparação é simples, já que a base da receita é uma mistura de açúcar, mel, claras em neve e amêndoas. É interessante lembrar que as amêndoas podem ser substituídas ou misturadas a outros tipos de sementes, como as castanhas-de-caju e o pistache. A escolha das sementes vai do gosto de quem fará a receita.

 

Falando nisso, o preparo do nougat começa com as sementes, que precisam passar por um processo de branqueamento a vapor para deixar sua pele mais macia. Além disso, para que a receita dê certo, é necessário tirar toda a umidade das sementes.

 

Para que o nougat seja preparado, 1º vem o mel, o açúcar e as claras em neve, formando uma mistura que, após o cozimento em alta temperatura, pode ter as sementes incorporadas a ela.

 

Após todos os ingredientes serem misturados, a massa deve ficar descansando por uma noite, e então está pronta. Uma dica importante é conservá-lo na geladeira, sendo retirado apenas alguns minutos antes de ser servido. O nougat por ser feito cortado em barras ou em pequenos quadrados.

 

Quais são os tipos mais importantes de nougat?

 

Se formos bem rigorosos, só existem 2 tipos de nougat:

 

  • o macio, de Jijona;
  • e o duro, de Alicante.

 

A diferença entre eles, como o próprio nome já sugere, é a textura. O nougat de Jijona tem uma consistência mais suave e sua coloração é mais clara. Já o de Alicante, por conter amêndoas inteiras, possui uma densidade mais rígida, além de sua cor ser mais próxima do marrom.

 

Também existem os subtipos de nougat, que são aqueles que, além da matéria-prima base, levam outros ingredientes, como chocolate, café, frutas cristalizadas e avelã.

 

O importante a saber é que existe uma grande variedade de nougat e as possibilidades de ingredientes que podem ser adicionados à receita são ainda maiores.

 

Onde o nougat é utilizado?

 

O torrone pode ser usado inteiro ou triturado como ingrediente para diversas receitas doces, como tortas, bolos, semifreddos (típico doce italiano) e as mais diversificadas sobremesas.

 

Além de ser utilizado em receitas, o nougat pode ser adaptado a outros produtos, sendo empregado como uma espécie de “sabor”, como é o caso dos ovos de páscoa, balas, sorvetes, chocolates e trufas.

 

Quantas vezes, na época da Páscoa, você não foi ao supermercado e viu um ovo de páscoa “torrone”. Pois então, agora você sabe de onde surgiu esse “sabor”.

 

Seja com amêndoas, pistache, castanha-de-caju ou outro tipo de semente, seja italiano, francês, árabe ou até mesmo brasileiro, o nougat continua sendo um dos doces mais famosos do mundo.

 

Independentemente de sua origem ou de seus nomes, é uma massa de fácil preparo, que pode ser feita em casa, muito volátil na escolha de seus ingredientes e adaptável a diferentes receitas e produtos.

 

Já que o nougat é um doce natalino, e com o final de ano se aproximando, que tal anotar as nossas dicas e preparar uma bela receita para compartilhar com a família?

 

Aproveite e compartilhe, com a gente e com os demais leitores, o que você mais gostou de saber sobre o nougat!

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >