COMPARTILHANDO PĆO
PADEIROS
FERMENTAĒĆO NATURAL
SESC
MMB
PRESS

Compartilhando Pćo

11 OUTUBRO,2017

 

Farinha, água, fermento e sal. Parece improvável que filões saborosos, ao mesmo tempo macios e crocantes, possam resultar de tão simples ingredientes. É, afinal, o milagre do pão, que há milhares de anos vem saciando e fascinando pessoas ao redor do planeta.

 

Nos últimos anos, cada vez mais gente vem se aventurando por esse universo e praticando “pequenos milagres”, em fornadas caseiras. “Todo mundo pode fazer pão”, declara o consultor gastronômico e autor do livro Pão Nosso, Luiz Américo Camargo. “Pão alimenta, pão conforta, pão ensina (inclusive a esperar), pão diverte”, completa.

 

A frente da curadoria do Compartilhando o pão, que acontece durante todo este mês no Sesc Santana, ele reuniu profissionais que são referência na panificação brasileira para explorar cada minúcia da feitura de diferentes tipos de pães. As atividades integram o Experimenta! Comida, saúde e cultura, que celebra o universo da alimentação em todas as unidades do Sesc neste mês.

 

A ideia do evento foi mostrar a diversidade e a qualidade de toda uma nova geração de panificadores. Desde padeiros com estruturas maiores a verdadeiros artesãos e artesãs. “Planejamos montar um painel de temas que contemplasse desde aulas com um pouco mais de teoria, de fundamentação técnica, a atividades que valorizassem pães simples, cotidianos, com aulas bem lúdicas, para se lambuzar de farinha. Tenho muito orgulho de ter reunido um time de profissionais de muito respeito”, afirmou Luiz Américo.

 

Nesta primeira semana de evento nomes como do padeiro Rogério Shimura, Marco Antônio Correa e a padeira Papoula Ribeiro, abriram os trabalhos com o pé direito. Muito conhecimento e aprendizado foram compartilhados com quem participou das aulas expositivas e da oficina, mão na massa literalmente. Nessas primeiras aulas foi abordado temas como: fermentação natural, os tipos de fermentos, a qualidade da matéria-prima, processos e muito mais. E claro, que teve muitos pães para os alunos degustarem.

 

Próximo nomes que irão integrar o evento são: Flávia Maculan, Iza Tavares (um viva às padeiras, cada vez mais presentes!), Raffaele Mostaccioli, Marcos Carnero e o Luiz Américo. Todos são conhecidos do público, em maior ou menor escala, seja pela imprensa ou pelas redes sociais, e têm muitos admiradores, seguidores, fregueses. Todos têm trabalhos muito pessoais.

 

A aulas retomam no próximo dia 18, no Sesc Santana, em São Paulo. Vale pena dar uma conferida no site e ver a programação completa.

 

Fonte: Sesc SP

Foto: Geraldo Cruz/Sesc

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >