FESTIVAL
PADARIA
PANIFICAÇÃO
KNOW HOW
MARCIO RODRIGUES

Como promover um festival na sua padaria?

29 NOVEMBRO,2017

 

Um evento é um convite para que as pessoas participem de algo. Eles aproximam as pessoas, estreitam relacionamentos para vivenciar algo. O mercado de panificação criou uma nova rotina de divulgação tendo como base o desenvolvimento de um calendário de ações para estimular as pessoas a visitarem o ponto de venda.

 

Os Festivais se mostram como os grandes potencializadores das empresas. Eles servem como base promocional em períodos que intercalam grandes datas do calendário sazonal como o Natal, a Páscoa, as Festas Juninas e tantas outras, criando novas oportunidades de negócio. A realização destes eventos de forma constante se torna um novo estímulo para ampliar o consumo, divulgar produtos e atrair um novo público, que sempre fica esperando pelas próximas novidades.

 

Elaborar esse tipo de evento não é tão simples. Para uma estratégia ser bem sucedida se faz necessário um planejamento. Várias áreas da empresa estão envolvidas como a produção, o atendimento e o marketing, por exemplo. Todos os setores precisam se preparar de forma que não atrapalhe outras atividades da sua rotina.

 

Primeiro é preciso escolher o tema que será utilizado no festival. Como fazer isso? Pense inicialmente no que está acontecendo no momento, tente tirar uma ideia do momento. Na Páscoa é fácil optar por um Festival de chocolate ou de produtos juninos no meio do ano. Seja criativo! Que tal um Festival de Doces próximo do dia das crianças? De sucos no Verão? Existem muitas possibilidades.

 

Outra estratégia é pensar conforme a demanda. Escolher produtos que se encaixem num mesmo padrão e que tenham apelo do público. Pode ser algum novo tipo de item que a panificadora começou a elaborar, por exemplo. Faça a seleção de uma determinada categoria para que os consumidores se sintam ainda mais estimulados a consumir ou conhecer. Coloque em destaque para um produto que precise despertar uma percepção de valor para o consumidor.

 

Essas escolhas precisam ser bem pensadas pois vão gerar impacto para o setor produção. Eles são os responsáveis por elaborar a maioria dos produtos que estarão em destaque e precisam ser um foco de atenção. A utilização de um calendário de produção, informando os produtos a serem elaborados, a quantidade e em qual horário facilita a organização dos profissionais para que não fiquem sobrecarregados e nem deixem a loja desabastecida. Técnicas de congelamento são outra possibilidade interessante. Com um planejamento bem adiantado, os profissionais podem produzir os itens que serão comercializados durante o festival com muita antecedência, permitindo armazenar para utilizar no momento mais adequado.

 

Com tudo organizado internamente a empresa precisa expor os produtos para seus consumidores e divulgar a ação. Nesse momento é importante preparar a equipe de atendimento com conhecimento sobre os produtos para realizar algum tipo de abordagem, seja explicando sobre a ação, os produtos ou realizando algum tipo de degustação. A realização do festival precisa ser divulgada com alguma antecedência para gerar expectativa e fazer com que o consumidor se sinta convidado a participar e conhecer os produtos.

 

O local de exibição dos produtos também é importante. Precisa ser um ponto central da loja, com bastante fluxo de clientes e com boa visualização. É importante que este ponto chame bastante atenção e que esteja identificado corretamente indicando a realização do Festival e suas regras, caso tenha alguma. Os produtos também precisam estar explicados e um atendimento personalizado pode ajudar a maximizar as vendas.

 

Durante um festival toda a padaria se movimenta para sua realização, com foco em maximizar a comercialização destes produtos selecionados. Esse tipo de momento é hoje uma das grandes estratégias do mercado e tem ajudado muitas panificadoras a obter bons resultados no mercado.

 



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