PRODUTIVIDADE
PADARIA
PANIFICAÇÃO
EMPREENDEDORISMO
MMB
KNOW HOW

Como melhorar a produtividade da minha equipe de trabalho?

05 JANEIRO,2017

 

Ser gestor de uma empresa requer uma atenção em todos os processos internos. Essa necessidade de o líder ser multitarefa faz com que alguns pontos passem despercebidos, como, por exemplo, a produtividade da equipe de trabalho.

 

Entretanto, o desempenho do grupo reflete diretamente nos resultados conquistados e no crescimento da empresa. Em outras palavras, é fundamental que ações para o aumento da produção sejam desenvolvidas para obter a lucratividade esperada.

 

Agora que você já entendeu a importância da produtividade, provavelmente está se perguntando como poderá aumentar o desempenho do grupo, não é verdade? Não se preocupe! Neste post listamos alguns métodos para serem aplicados em sua padaria. Confira!

 

Identifique as falhas

 

Faça um acompanhamento desde o processo de recebimento de matéria prima até a transformação final do produto que seu consumidor receberá em sua padaria. Observe também como está sendo o atendimento ao cliente.

 

Isso permite que o gestor identifique onde estão as falhas que afetam a produtividade da equipe. Além disso, ao analisar o atendimento, é fundamental que você se coloque no lugar do consumidor para obter melhores resultados.

 

Após o mapeamento das oportunidades, o próximo passo é estabelecer prioridades de resolução dos erros e criar um planejamento para corrigir item por item. Leve em consideração a gravidade, e a urgência do problema para definir a ordem.

 

Lembre-se: conhecer bem os processos de sua padaria é fundamental para levantar oportunidades de crescimento, para eliminar as barreiras da produtividade e aumentar o lucro do seu negócio.

 

Motive sua equipe

 

Por mais que você invista em processos, equipamentos, espaço físico ou novos produtos, a produtividade em sua padaria não aumentará se a sua equipe não estiver motivada.

 

Além disso, a falta de interesse e o desempenho ruim de um colaborador afetam a produtividade do resto do grupo. Por isso, é fundamental agir antes que a lucratividade e a qualidade dos serviços sejam prejudicadas.

 

Criar um ambiente de trabalho harmonioso e confortável, investir em treinamentos, manter as ferramentas funcionando corretamente e envolver os colaboradores nas decisões são excelentes maneiras de aumentar a satisfação do grupo.

 

Em termos práticos, você pode dar liberdade para que o funcionário crie um novo produto ou forneça novas ideias para a padaria. Caso a sugestão seja boa, reconheça e dê uma premiação pelo espírito empreendedor e pelo bom desempenho.

 

Outro exemplo interessante para a realidade de uma padaria é oferecer um bolo de aniversário para cada colaborador. Isso vai demonstrar que a empresa valoriza o empregado e que deseja tudo do melhor para ele. E isso tem um ótimo efeito na motivação, sem representar um investimento de capital alto.

 

Invista em formação

 

Para manter o grupo trabalhando no mais alto padrão de qualidade e produzindo bem, é essencial que você invista na capacitação dos funcionários. Mas, afinal, como treinar pessoas com uma equipe pequena e sem gastar muito?

 

Na verdade, o planejamento entra como um aliado para atingir esse objetivo. Então, faça um plano de desenvolvimento de pessoas conforme as necessidades levantadas na etapa de identificação de falhas.

 

Você mesmo pode treinar os profissionais para poder economizar. Para isso, utilize da própria padaria para fazer a capacitação e escolha dias e horários estratégicos — evite horários de pico, dias de recebimento de mercadorias ou dias com muita encomenda.

 

Esse investimento mantém os funcionários atualizados e capacitados a oferecerem um bom atendimento. Além disso, pessoas mais preparadas cometem menos erros. Dessa forma, você contará com um grupo mais produtivo e conseguirá reduzir custos.

 

Tenha cuidado com as redes sociais, internet, celulares e afins

 

Atualmente, esses são um dos maiores inimigos da produtividade. Segundo pesquisas, a população brasileira é uma das que mais consomem esses serviços, sendo possível identificar esse efeito no dia a dia.

 

Na maioria das empresas, proibir o uso não é a melhor opção, pois pode criar um clima ruim na organização e passar uma ideia de autoritarismo. Entretanto, na realidade de uma padaria a proibição já é uma boa alternativa.

 

Isso porque os funcionários atuam com a manipulação de alimentos e atendimento aos clientes. Assim, manusear equipamentos eletrônicos durante a produção pode interferir na segurança alimentar e na satisfação do consumidor.

 

Caso você não queira proibir por completo o uso, solicite que os aparelhos sejam usados somente em horários de menor movimento, e fora da área de produção. E não se esqueça de supervisionar para garantir que todos estejam seguindo as regras.

 

Crie metas de produtividade para sua equipe de trabalho

 

Manter o funcionário ciente do retorno que é esperado sobre o trabalho também é essencial para que ele alcance a produtividade desejada. Por isso, crie metas compatíveis com a função de cada um para atingir os objetivos.

 

Aliás, um cuidado importante nessa etapa é criar metas que sejam desafiadoras e, ao mesmo tempo alcançáveis. Afinal, objetivos muito difíceis de serem cumpridos causam desmotivação e diminuem a confiança que o colaborador tem em seu líder.

 

Defina também um momento para dar retorno ao funcionário sobre o desempenho diante do desafio proposto. Conhecida como feedback, essa comunicação contribui para que os pontos positivos e negativos de cada um sejam melhor trabalhados.

 

Invista em equipamentos de qualidade

 

Os equipamentos são os meios mais utilizados para aumentar a produtividade dos colaboradores. Isso porque eles são responsáveis por facilitar o trabalho como um todo e tornar menos desgastante as tarefas.

 

Todavia, investir em equipamentos de qualidade não significa comprar todas as ferramentas tecnológicas que existem no mercado. Tampouco comprar os mais caros, pois assim você corre o risco de gastar mais do que o necessário.

 

Então, para acertar no investimento, o correto é identificar em quais procedimentos a equipe perde mais tempo, quais deixam o trabalho mais cansativo e até mesmo os que consomem mais matéria prima do que deveriam.

 

Além disso, a pesquisa de mercado também deve acontecer para que você tenha capacidade de negociar com o fornecedor e encontrar o melhor custo/benefício.

 

Por fim, não deixe de treinar os profissionais para operarem corretamente os novos equipamentos. Assim, você minimiza estragos por mau uso e garante que toda a potência do novo investimento seja bem utilizada.

 

E aí, entendeu o que você achou das nossas dicas de como aumentar a produtividade em sua equipe de trabalho? Conhece outra maneira de melhorar o desempenho da sua padaria? Então nos deixe um comentário e conte para a gente!

 

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >