PÁSCOA
AZEITE
HARMONIZAÇÃO
SABOR
PATRICIA GALANSINI
KNOW HOW

As luzes e a Páscoa

14 ABRIL,2017

 

 

"Páscoa" vem do hebreu Pessach, que significa "passagem", festa celebrada há mais de dois mil anos, para lembrar o êxodo dos judeus do Egito, depois de trezentos anos de escravidão.

  

Para os cristãos, essa é uma das mais importantes datas, sendo comemorada em todas as partes do mundo simbolizando alegria, recomeço e nova vida.

 

Na Páscoa cristã, a ressurreição de Jesus Cristo, o sofrimento e o sacrifício do homem que deu sua vida salvar a humanidade, tem toda uma simbologia de paz.

 

Muitos costumes ligados ao período pascal vêm da celebração da Páscoa judaíca, em que o sacrifício do cordeiro era um prognóstico do sacrifício de Cristo na cruz. O Círio Pascal, a vela santa, que se acende no sábado de Aleluia, e simboliza "Cristo, a luz dos povos". 

 

A semana Santa celebra a ressureição e a vida e apresenta a oportunidade e um grande momento para a reflexão que históricamente este período nos remete a momentos de superação, tanto pelos judeus como cristãos.

 

Esta tradição ainda se mantém atual e deve ser observada e preservada pelas gerações, demonstrando como os homens de boa vontade podem superar as diferenças e trilhar o caminho da Paz independente da religião escolhida.

 

O Azeite, a oliveira e as luzes da Páscoa, simbolizam a tradição e a persistência para garantir e preservar a paz no mundo.

 

Em comemoração à Semana Santa o Blog Massa Madre selecionou alguns produtos de qualidade que podem ser encontrados em empórios e supermercados, que irão garantir uma refeição saudável e deliciosa.

 

Brasil

 

 

AZEITE BATALHA (Brasil) – BLEND

 

Produto: Azeite de Oliva Extra Virgem.

Região: Pinheiro Machado – Brasil

Composição: Azeitonas picual, frantoio, arbosana e coratina

Notas de cor: Dourado 

Sabor: fruto fresco suave ligeiramente adocicado, amêndoas. 

Notas de degustação: Edição limitada é um azeite de oliva extra virgem, elaborado com um blend de azeitonas com características intensas e marcantes, propiciando uma boa estabilidade e um excelente equilíbrio entre suas qualidades de aromas, sabores e pungência. Possui sabor frutado intenso, aromas ricos de frutas e vegetais como tomate maduro, maçã verde e banana, e notas aromáticas de manjericão e salsa. Na boca apresenta uma complexidade de sabores, com toques de tomate, pimenta preta e alcachofra. O amargo e picante são marcantes e equilibrados, com boa persistência final.

 

http://www.azeitebatalha.com.br

 

 

AZEITE COSTA NAVARRO (Brasil) – MONOVARIETAL

 

Produto: Azeite de Oliva Extra Virgem. 

Região: Monte Verde / Camanducaia – Brasil 

Composição: Azeitonas Arbequina 

Notas de cor: Notas verde e Dourado 

Sabor: fruto fresco suave ligeiramente com notas verdes e amêndoas.  

Notas de degustação: Edição limitada é um azeite de oliva extra virgem, é um azeite não filtrado que surpreende pelo intenso aroma herbáceo, harmônico, fresco e de textura aveludada. No paladar, apresenta ligeiras sensações de amargo e picante. É produzido dentro dos mais altos padrões de qualidade. As azeitonas, colhidas manualmente e processadas a frio na localidade e em menos de 3 horas após a colheita, preservando assim todas as suas características especiais, seus compostos bioativos e de alto poder antioxidante, e eseus benefícios à saúde. É um azeite de baixa acidez (<0,2) que surpreende pelo intenso aroma herbal, harmônico, fresco e de textura aveludada. No paladar, apresenta ligeiras sensações de amargo e picante.

 

www.azeitecostanavarro.com.br

 

 

Terra Delyssa – BLEND - (Tunisia)

 

Produto: Azeite de Oliva Extra Virgem. 

Região: Tunísia 

Composição: Azeitonas Chetoui e Chemlali 

Notas de cor: Notas de verde e Dourado intenso 

Sabor: fruto fresco intenso com notas verdes e amêndoas.  

Notas de degustação: Azeite de oliva extra virgem orgânico, encorpado com notas fortes de verde, picante e amargor intensos. Com origem histórica em Cartago, colônia fenícia situada na Tunisia, uma homenagem a rainha Ellysa. Em sua honra, nomeamos o azeite Terra Delyssa, e escolhemos o cavalo, símbolo de partilha de fertilidade e prosperidade como nosso emblema.

  

www.terradelyssa.com

 

 

HERDADE DO ESPORÃO GALEGA - MONOVARIETAL

 

Produto: Azeite de Oliva Extra Virgem. 

Região: PORTUGAL 

Composição: Azeitonas GALEGA 

Notas de cor: Notas Dourado intenso  

Sabor: Azeitonas exclusivamente de oliveiras do Sul de Portugal, este azeite possui sabor frutado maduro, com aromas suaves, e destaque para a exuberância de amendoado, corresponde ao perfil característico da Galega, a azeitona mais típica de Portugal.

 

www.qualimpor.com.br

 

  

DELEYDA – BLEND – CHILE

  

Produto: Azeite de Oliva Extra Virgem. 

Região: CHILE  

Composição: Azeitonas Frantoio, Leccino, Coratina, Koroneiki, Arbosana e Arbequina 

Notas de cor: Verde dourado intenso. 

Sabor: fruto fresco verde, gramínea, maçã verde.  

Notas de degustação: Um azeite de intensidade média, com notas aromáticas que indicam muito frecor, delicado toque herbáceo e de maçã. Na boca tem acidez, leve amargor e uma sensação de picância longa e persistente.

 

www.deleyda.com

 

 

COLINAS DE GARZÓN – BLEND - URUGUAI

 

Produto: Azeite de Oliva Extra Virgem. 

Região: URUGUAI  

Composição: Azeitonas Frantoio e Leccino. 

Notas de cor: Verde intenso. 

Sabor: fruto fresco verde, gramínea, maçã verde. Notas de degustação: Um azeite frutado verde de intensidade média Frantoio e Lecino - de cor amarela pura e aroma frutado médio, possui delicada fragância e campo de trevos. Revelando - se suave, mas com caráter traduz um azeite redondo e agradável com retrogosto de amargor no palato e sensação picante na garganta, embora com final doce que transforma na melhor opção para realçar o sabor das comidas.


www.colinasdegarzon.com

 

  

PORTUCALE - Azeite de Oliva Extra Virgem Monovarietal Koroneiki

 

Produto: Azeite de Oliva Extra Virgem. 

Região: Portugal

Composição: Azeitonas Frantoio e Leccino  

Notas de cor: Amarelo Dourado intenso. 

Sabor: fruto fresco verde, gramínea

Notas de degustação: Azeite Extra Virgem de baíxissima acidez, produzido exclusivamente a partir da variedade de azeitonas Koroneike, é um azeite que revela em seu sabor todo o frescor característico destas azeitonas. Demarca-se por uma cor e aroma intensos.

 

http://www.azeiteportucale.com.br/

 

 

 



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >