PLANEJAMENTO
PADARIAS
FINANCEIRO
RECEITAS
KNOW HOW
MASSA MADRE BLOG

Afinal, como fazer planejamento financeiro para padarias?

02 DEZEMBRO,2016

 

O planejamento financeiro é uma questão importantíssima para o sucesso de uma empresa, independentemente do ramo em que ela atue. As padarias, por exemplo, podem dar a impressão de menor complexidade do negócio, mas obviamente não estão de fora da lista.

 

Esse trabalho é a administração de todas as receitas e custos do empreendimento. Você tem uma padaria e não sabe por onde começar a fazer o seu planejamento financeiro? Leia o texto e veja nossas dicas!

 

Como fazer planejamento financeiro?

 

O primeiro passo é fazer um levantamento detalhado de todo o lucro obtido em um determinado período, assim como todas as despesas envolvidas na mesma data.

 

Vale lembrar que deve ser anotado literalmente tudo o que for gasto — mesmo aqueles valores de menor significância. Apesar de parecerem irrisórios quando olhados individualmente, uma pequena despesa ali e outra aqui, no final do mês podem causar um grande rombo no orçamento. Por isso, fique atento a todas as movimentações.

 

Depois da coleta detalhada de informações, é necessário fazer uma análise dos dados: quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio? Quais gastos você pode cortar? Quais serviços podem ser trocados? Qual porcentagem do orçamento deve guardar em uma reserva?

 

É só com uma boa análise de suas operações financeiras que será possível reorganizar a vida financeira da empresa, bem como fazer um planejamento financeiro detalhado.

 

Como fazer isso para a sua padaria?

 

Por estarem em um nicho específico, as padarias precisam de cuidados especiais no planejamento financeiro.

 

Acompanhe o ciclo operacional

 

Uma padaria tem diversas etapas até a produção completa de seu produto: compra de ingredientes, maquinaria, fabricação, estoque, vendas — e, em alguns casos, entregas aos clientes. Naturalmente, cada fase dessa produção traz consigo alguns custos.

 

Para um bom planejamento financeiro, é essencial que a empresa faça um levantamento dos gastos em cada fase do ciclo operacional, para fazer uma projeção mais aproximada do quanto esses processos custarão posteriormente.

 

Com base nisso, deixe uma porcentagem de seu orçamento para cada uma das operações.

 

Pense em diferentes cenários

 

É difícil saber ao certo qual será a situação em que a sua empresa se encontrará em um dado período futuro. Por isso, o ideal é que você trace uma estimativa bem razoável para cada panorama: o de sucesso, aquele dentro da normalidade, e o caso em modo sobrevivência.

 

No “modo sobrevivência”, o orçamento estipulará quais são os gastos e capital necessário a fim de manter a sustentabilidade da empresa (ou seja, sem que ela dê prejuízo). No “normal”, o planejamento é feito para garantir uma margem de lucro na receita para investimentos dentro do próprio negócio. E, por fim, o planejamento financeiro no cenário “de sucesso“ é aquele cujo lucro final da empresa consegue cobrir todas as despesas e ainda sobrar para fazer investimentos e aumentar seu patrimônio.

 

Estabeleça metas realizáveis

 

Tendo em vista as situações citadas no item anterior, é preciso ter em mente que uma padaria não passará de um cenário para o outro da noite para o dia. Por essa razão, é necessário consistência em seu fluxo operacional, tanto nas entradas quanto nas saídas de recursos.

 

Uma forma saudável de aumentar sua receita é formular metas realistas, que possam ser alcançadas por sua equipe. Fazendo um estudo das vendas anteriores, será possível projetar proporcionalmente o número de vendas. E, assim, ao longo do tempo sua padaria vai crescer.

 

Não se esqueça dos investimentos

 

Investimentos são importantíssimos para o crescimento de qualquer empresa, de qualquer segmento. Qual negócio não precisa assegurar bons investimentos para chegar ao sucesso?

 

A compra de fornos e outros equipamentos, veículos de entrega, treinamento de pessoal… Tudo isso é necessário para o sucesso da sua padaria. E não se engane: conforme ela for crescendo, mais e mais investimentos serão necessários. Por isso, seu planejamento financeiro deve contemplar uma parte de seus lucros para essa finalidade.

 

Saiba como negociar

 

Uma ótima negociação está no cerne de um empreendimento bem-sucedido — em especial, daqueles que não são 100% autossuficientes. E um bom planejamento financeiro de sua padaria inclui uma negociação pensada sobre os preços e os pagamentos a serem feitos para fornecedores e outras empresas. Isso porque pedir maiores prazos e parcelamento de débitos aos parceiros é ótima medida para não deixar seu caixa vazio de uma vez só.

 

Converse com os representantes daquelas empresas para que, juntos, cheguem a um acordo sobre os custos operacionais de sua padaria.

 

É fundamental cumprir, continuamente, as datas estipuladas para quitação, de modo a manter uma boa relação com os fornecedores. Com uma maior confiança entre vocês, o reforço de novos acordos no futuro ficará ainda mais fácil.

 

Tente manejar os pagamentos para as melhores datas do seu mês, assim você não complica seu orçamento e não atrasa seus compromissos.

 

Tenha uma reserva de emergência

 

Um bom planejamento financeiro implica também em ter um capital reservado para ocasiões inesperadas. Nem sempre tudo ocorre conforme planejado; um equipamento avariado ou quebrado, por exemplo, pode aumentar os gastos de sua padaria em determinado período. Ter uma reserva destinada para tais situações pode livrar o negócio de recorrer a empréstimos, que podem complicar bastante a vida financeira de um empreendimento.

 

Pedir crédito é, basicamente, adquirir uma dívida. E o maior objetivo de um planejamento financeiro é justamente que a empresa viva saudavelmente, sem precisar desse recurso. Tendo isso em mente, em seu planejamento, deixe uma margem para sua reserva financeira. Assim você poderá ficar mais tranquilo quanto à autonomia e sobrevivência de seu negócio.

 

O planejamento financeiro bem-feito é muito importante para um empreendimento, especialmente em mercados com alta competitividade. Para mantê-lo em dia, é importante ter organização e controle adequado de seus gastos.

 

As padarias precisam de um bom controle orçamentário para crescerem e se estabelecerem em seu ramo. E com as dicas desse texto, ficará muito mais fácil fazer um planejamento financeiro eficaz em sua padaria!

 

Você já começou a planejar seu orçamento? Então conte para a gente nos comentários o que você faz para organizar as finanças do seu estabelecimento.

 

Por Massa Madre Blog



< ANTERIOR
VOCÊ VAI GOSTAR
PRÓXIMA >