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28 dicas para ter uma padaria de sucesso em 2017

07 JANEIRO,2017

 

Você ama ser o proprietário de uma panificadora. Tanto que o ano mal começou e você já pensa no que precisa fazer para garantir o sucesso do seu negócio. Se você se identificou com esse cenário, está na página certa!

 

Neste post, você vai descobrir como se destacar da concorrência, como atrair mais clientes e como ter uma padaria de sucesso. O objetivo deste texto é que você consiga organizar o seu estabelecimento, controlar o seu estoque, otimizar o seu relacionamento com os clientes e potencializar o seu marketing boca a boca.

 

Então não perca tempo: veja agora mesmo o que mais você pode fazer para melhorar os seus resultados. Vamos lá?

 

Organize a padaria

 

Esse aspecto é fundamental porque está diretamente relacionado à 1ª impressão que o consumidor tem do seu estabelecimento. Além disso, a organização também faz com que os clientes se sintam melhor e que encontrem os produtos que procuram. O resultado é um aumento nas vendas e uma melhoria da qualidade e da agilidade do atendimento.

 

Mas o que significa, exatamente, a organização da padaria? Ela ultrapassa a simples posição dos produtos. Contempla também toda a estrutura, incluindo:

 

  • a entrada;
  • as vagas disponíveis para estacionamento;
  • o espaço para fila e para circulação interna;
  • o balcão;
  • etc.

 

É claro que a higiene também tem tudo a ver com a organização, e esse é um aspecto que nunca deve ser esquecido, já que essa falha vai representar a ruína do seu negócio.

 

Considerando todos esses elementos, parece difícil verificar como deve ser feita a priorização deles. O 1º passo é pensar nos clientes, porque eles são o diferencial entre ter sucesso e falir. Depois, você deve levar em conta os produtos.

 

A partir disso, é possível seguir algumas dicas principais que vão fazer toda a diferença. Veja quais são elas:

 

1. Agrupe os seus produtos

 

A organização de um estabelecimento que comercializa alimentos deve ser cuidadosa e bem criteriosa para evitar que os clientes tenham dificuldade de encontrar aquilo que buscam.

 

O ideal é agrupar os produtos de acordo com suas seções. Por exemplo: enlatados, padaria, congelados etc. Talvez o seu estabelecimento não venda tantas opções, mas isso é bastante comum atualmente.

 

Os preços dos produtos são outro elemento crucial, uma vez que eles devem estar bem visíveis e legíveis. Essa é uma exigência do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e você deve segui-la a rigor. Tal cuidado inclui especificar, em etiquetas individuais, os casos de produtos com pesos diferentes.

 

Por fim, você pode sinalizar os setores de forma discreta, apenas como uma maneira de indicar aos clientes.

 

2. Capacite os seus funcionários

 

Os empregados que trabalham na sua padaria devem estar bem capacitados para explicar qualquer dúvida aos clientes e para executar as suas funções de maneira adequada.

 

Essa indicação vale para todos, desde o caixa até o balconista e o padeiro. Todos, sem exceção, devem estar com uniformes adequados e limpos, destacando o símbolo do seu negócio.

 

Os colaboradores também devem ser treinados para oferecer um atendimento excelente, com muita educação. O ideal é que os clientes percebam que eles estão disponíveis e que conhecem os produtos que vendem.

 

Lembre-se de uma coisa: o atendimento é um grande diferencial e se trata de uma variável que precisa ser trabalhada frequentemente.

 

3. Seja exigente com a higiene

 

Como empreendedor, você sabe que a vigilância sanitária faz diversas exigências para estabelecimentos alimentícios. A higiene é uma das preocupações principais, já que a falta de cuidados pode acarretar problemas de saúde para os consumidores.

 

Apesar dessa obrigatoriedade, o ideal é que você seja ainda mais exigente e tenha cuidados extras com espaços que não são acessados pelos clientes, como o estoque e a cozinha.

 

Isso deve ocorrer por 2 motivos:

 

  • se o cliente solicitar, ele tem o direito de acessar esses espaços;
  • e o fiscal da vigilância sanitária pode fazer uma inspeção a qualquer momento. 

 

Também é recomendado ter lixeiras, mesmo que o seu estabelecimento não possua uma área para refeições. As sacolas, as cestas e os pegadores de pão devem estar limpos e mantidos em locais adequados, longe de poeira e de insetos.

 

4. Otimize o seu espaço

 

O ideal é que o espaço da sua padaria seja otimizado. A melhor forma de conseguir isso é contratar um arquiteto ou um decorador, que pode pensar como o cliente e criar um ambiente em que todos se sintam à vontade.

 

É preciso pensar na ventilação, já que é incômodo haver cheiro de frituras na chapa, por exemplo. Caixa, balcões e prateleiras devem ser organizados de maneira correta para facilitar o acesso do consumidor.

 

O ambiente ainda deve contar com design e identidade visual, porque esses fatores criam uma atmosfera ainda mais agradável, e assim os clientes conseguem identificar mais positivamente com a padaria.

 

5. Disponha os móveis de maneira funcional

 

Essa dica tem relação direta com a anterior. Mas, tratando especificamente dos móveis, o recomendado é que os balcões fiquem localizados nas laterais e nas paredes para não ocuparem muito espaço.

 

Alimentos congelados podem ficar localizados em ilhas ou, se o ambiente for pequeno, em freezers verticais. Outra ideia é colocar mesas para a exposição de produtos novos ou frescos ou para oferecer alguma degustação.

 

6. Pense em um percurso para o cliente percorrer

 

Para vender mais, você deve considerar um possível percurso que o consumidor deve fazer. A ideia é que ele passe por produtos estratégicos enquanto está na padaria, o que aumenta a possibilidade de ele comprar algo por impulso.

 

De modo geral, os produtos ficam dispostos da seguinte forma durante o percurso:

 

  • os salgados ficam localizados antes dos doces;
  • os congelados ficam próximos aos alimentos da despensa;
  • entre outras estratégias.

 

O espaço deve contar com cestas ou carrinhos adaptados ao ambiente. Se houver produtos maiores, a dica é deixá-los próximos à saída, para ser mais fácil carregá-los e não haver imprevistos, como a queda de outras mercadorias.

 

Controle o seu estoque

 

Agora que você terminou a organização, precisa pensar no estoque, porque isso vai facilitar muito o processo de compras, evitar os desperdícios e os prejuízos e ainda fazer com que os seus funcionários encontrem as matérias-primas de maneira muito fácil.

 

Porém, existe o mito de que padarias não conseguem controlar o seu estoque. Isso de fato não é verdade. Basta seguir algumas indicações para contar os produtos de forma correta.

 

Então, quais são as dicas para fazer o controle efetivo do estoque? Confira algumas ideias:

 

7. Tranque o seu estoque

 

Somente pessoas autorizadas devem acessar o ambiente do estoque, porque isso facilita muito o processo de contagem dos produtos e das matérias-primas. Você deve fazer a contagem de unidades e de volume e, depois, trancar o espaço. Assim não haverá problemas.

 

8. Tenha uma planilha de controle

 

A entrada e a saída de produtos e matérias-primas devem ser bem controladas. Não existe melhor forma de fazer isso do que usar uma planilha específica ou até mesmo um software para gestão de estoque.

 

De toda forma, o monitoramento deve ser válido para todos os turnos e conter informações como baixas, quantidade, perda, recebimento e saldo. Cada operação realizada também deve contar com a data que aconteceu e com a assinatura do responsável.

 

9. Delegue as responsabilidades

 

Já que o estoque deve ser acessado somente por pessoas autorizadas, você precisa delegar responsáveis para fazer as movimentações. Cada turno deverá ter um funcionário que cuida dessa parte, e ele deverá encontrar os itens que estão em falta e dar baixa no software ou na planilha de monitoramento.

 

É ele também que vai assinar cada movimentação realizada e indicar quando é necessário adquirir determinada mercadoria.

 

10. Atente-se para os produtos mais caros

 

Mercadorias paradas em estoque são sinônimo de perda de dinheiro. Quando isso acontece com os produtos mais caros, então, a situação é ainda pior.

 

Eles devem ser tratados de maneira diferenciada, e é recomendado fazer uma análise à parte. Estude e faça gráficos que mostrem quais são mais utilizados para a fabricação dos produtos da padaria e quais são vendidos prontos.

 

Identifique os possíveis períodos de sazonalidade (de maior ou de menor demanda), a quantidade necessária e a sua representação em custos. Outro item importante é a margem de lucro que se consegue obter com esses produtos.

 

11. Contabilize os produtos frequentemente

 

A contabilização do estoque deve ser feita semanalmente. Esse período curto deve ser respeitado, porque o controle do estoque em padarias só funciona de forma adequada quando realizado em pequenos intervalos de tempo.

 

12. Use a tecnologia a seu favor

 

Como já indicamos, você pode usar softwares de controle de estoque. Essa é uma dica valiosa, porque a contagem manual e a informatizada podem apresentar diferenças. Nesse caso, é fundamental vasculhar o que ocorreu e identificar o erro.

 

Para evitar essas falhas, é recomendado instalar um computador diretamente no ambiente de estoque para que as baixas sejam feitas imediatamente.

 

13. Evite desperdícios

 

Trabalhe com a ideia do estoque mínimo, ou seja, uma quantidade mínima e uma máxima de mercadorias armazenadas. Você deve se certificar de que não vão faltar produtos ou ingredientes, mas também precisa cuidar para que os itens não extrapolem o prazo de validade e tenham que ser jogados fora.

 

14. Elabore um sistema financeiro eficiente

 

Pode ser um pouco difícil no começo, mas você deve saber exatamente quanto cada item custou para a padaria. No cálculo devem ser incluídos:

 

  • o frete;
  • os impostos;
  • a tributação fiscal;
  • entre outros elementos. 

 

Isso ajuda bastante na precificação.

 

15. Tenha fornecedores confiáveis

 

É imprescindível ter fornecedores confiáveis e honestos para garantir que o seu estabelecimento possa contar com eles sempre que necessário. O fornecedor deve ter produtos de qualidade, oferecer a troca de produtos e garantir um prazo de entrega curto. Com isso, o estoque é mantido de maneira mais eficiente.

 

16. Ordene o seu estoque

 

O estoque precisa estar bem organizado para que todas as dicas anteriores funcionem. Afinal de contas, a desorganização também dificulta a busca por mercadorias tanto para a contagem quanto para a utilização imediata.

 

Os produtos devem ser organizados em prateleiras, e os mais antigos devem ficar à frente dos mais novos para evitar que estraguem. Indica-se guardar produtos similares próximos uns aos outros.

 

Em relação ao sistema de ventilação, é preciso cuidar para que o ambiente não fique muito úmido. Além disso, é essencial cuidar com possíveis infestações de roedores e insetos.

 

Em outras palavras, o estoque deve ser bem ordenado e limpo, e os itens não devem estar no chão, já que isso afeta a qualidade do produto final.

 

Otimize o relacionamento com o cliente

 

O cliente é a parte mais importante da sua padaria, uma vez que é a partir dele que você terá vendas, faturamento e lucro. O problema de muitos estabelecimentos comerciais é não dar muita atenção a esse relacionamento, o que pode causar diversos danos à imagem do local.

 

O melhor mesmo é otimizar o relacionamento com o cliente, compreendendo as suas demandas e as suas necessidades. Ficar de olho nos consumidores também é uma forma de identificar oportunidades para se destacar da concorrência e atrair mais consumidores.

 

E o que você deve fazer para atrair clientes e fidelizá-los? Existem algumas dicas básicas que podem ser facilmente implementadas. Confira:

 

17. Avalie as necessidades da clientela

 

Conforme você conhece as demandas dos seus clientes e compreende o que faz outras pessoas adquirirem os produtos na concorrência, você pode melhorar os seus serviços e trazer novidades que vão chamar a atenção dos consumidores em geral.

 

Por exemplo: se uma parcela grande de clientes compra em outra padaria porque ela possui um produto que você ainda não vende, está aí a oportunidade de fazer melhor e convidar consumidores.

 

18. Trace uma estratégia de mercado

 

Mesmo que você já tenha uma clientela definida, precisa ter uma estratégia de mercado para otimizar o relacionamento com os clientes. A pergunta que você deve responder é: "o que devo fazer para que os clientes frequentem a minha padaria?". A partir disso, você consegue posicionar melhor a sua padaria no mercado e começa a se destacar.

 

19. Divulgue sua padaria e os produtos que vende

 

Não há possibilidade de os consumidores e os potenciais clientes saberem o que você vende se você não divulgar. Por isso, invista na divulgação dentro e fora da padaria. Algumas ideias são panfletos, folders, perfil nas redes sociais, site etc.

 

20. Oferte serviços especiais

 

Essa é uma forma de personalizar o atendimento e chamar mais a atenção de potenciais clientes. Também é uma forma eficaz de assegurar que atuais clientes voltem a comprar no seu estabelecimento.

 

Algumas dicas de serviços especiais são entregas em domicílio, encomendas para festas, vendas a prazo etc. Para saber o que implementar, verifique o que já é oferecido pela concorrência e faça diferente.

 

21. Seja organizado

 

Os produtos devem estar sempre identificados de forma correta, contendo:

 

  • nome;
  • ingredientes;
  • principais características;
  • data de validade;
  • preço;
  • peso;
  • e preço por quilo.

 

Isso passa mais confiança ao consumidor.

 

22. Promova os produtos

 

Essa não deixa de ser uma forma de divulgação. Mas a ideia aqui é oferecer a degustação dos produtos mais recentes ou aqueles que são considerados os melhores. Você pode colocá-los em embalagens fechadas ou em bandejas, diretamente na parte de autosserviço.

 

23. Aceite críticas e elogios

 

Todo mundo gosta de ser elogiado, mas aceitar críticas nem sempre é fácil. Se você tem alguma dificuldade, comece a enxergar as críticas como oportunidades de melhoria. Você deve anotar todas as avaliações repassadas pelos clientes, porque isso oferece um entendimento amplo do que eles acham sobre seus produtos e serviços.

 

Ao receber uma crítica, reflita e pense o que poderia ter sido feito de forma diferente para que o cliente ficasse mais satisfeito. Aproveite esse comentário como uma dica do cliente para que sua padaria melhore e cresça de forma sustentável.

 

Potencialize o marketing boca a boca

 

Chegamos agora à parte final das dicas para elevar o sucesso da sua padaria em 2017. Até agora, já falamos da divulgação e da promoção de produtos e serviços. Mas existe também o marketing boca a boca, que ainda é um ponto-chave nos dias de hoje, especialmente para esse tipo de negócio.

 

Atualmente, o marketing boca a boca pode ocorrer entre pessoas conversando ou até mesmo no mundo digital, pela internet. Por isso, vale a pena incentivar esse hábito, cuidando para não ser encarado como oportunista ou invasivo.

 

E de que forma você consegue esse equilíbrio na potencialização do marketing? É o que vamos mostrar nas dicas a seguir:

 

24. Participe da sua comunidade

 

A padaria é um negócio local, e esse tipo de empresa está sendo cada vez mais valorizada. Você pode se beneficiar desse movimento agindo em prol da comunidade e mostrando que se preocupa com o bem-estar de todos.

 

É possível participar de causas sociais, contribuir com ONGs e organizações de caridade ou estimular os colaboradores a fazerem trabalho voluntário. Qualquer uma dessas medidas é bem-vista pelos consumidores, que muitas vezes buscam empresas responsáveis para adquirirem os seus produtos e os seus serviços.

 

Outro ponto positivo dessa ação é fazer com que os clientes falem bem da sua marca para outros consumidores.

 

25. Compartilhe boas notícias

 

Em um mundo no qual as notícias ruins se espalham rapidamente, por que não fazer diferente e começar a compartilhar notícias positivas? É claro que elas devem ser relacionadas ao seu negócio e mostrar aos clientes que a confiança deles está trazendo resultado.

 

Por exemplo: divulgue quando a padaria bater uma meta de venda de pães integrais, quando tiver uma ação positiva ou quando inaugurar o site. O objetivo nesse momento é lembrar os consumidores que o negócio está se expandindo e que traz benefícios para todos.

 

26. Cuide dos clientes antigos

 

Você sabia que custa entre 5 e 7 vezes mais buscar um cliente novo do que manter um antigo? Isso significa que você nunca deve se esquecer dos seus clientes fiéis, até mesmo porque são eles que vão ter um relacionamento mais próximo com a sua padaria.

 

Como você já os conhece há tempos, ofereça um produto que eles gostam ou uma mercadoria nova que eles podem experimentar e passar a adquirir.

 

Se eles ficarem um tempo sem aparecer, tente entrar em contato para ver e algo aconteceu e ofereça alguma degustação, promoção ou desconto. Já quando eles forem ao estabelecimento, pergunte como eles estão e converse um pouco. Isso faz toda a diferença!

 

27. Peça ajuda sempre que necessário

 

Se o relacionamento com os clientes é algo difícil para você, peça ajuda sem medo. É possível contratar um especialista ou ferramentas de atendimento e de redes sociais.

 

Outra dica é usar softwares Customer Relationship Management (CRM ou gestão do relacionamento com o cliente, em português), que são sistemas que reúnem informações a respeito dos consumidores e que otimizam o relacionamento com eles.

 

Com o CRM você pode, por exemplo, anotar o pedido mais recorrente do cliente. Assim, quando ele chegar ao caixa sem o produto, você pode lembrá-lo, perguntando se ele não deseja levar mais aquela mercadoria. Essa atitude vai fazer o cliente se sentir especial e importante. E acredite: isso dá muito resultado.

 

28. Converse com os clientes

 

Nesse momento, a finalidade não é bater papo de maneira casual, mas sim verificar a opinião dos consumidores sobre os produtos e os serviços adquiridos. Espere o feedback e melhore os pontos que forem identificados como negativos.

 

Com essa prática, você pode descobrir que o atendimento está sendo precário em determinado momento do dia, por exemplo. A partir dessa informação, você deve pensar se está faltando capacitação para os funcionários ou se é necessário contratar mais pessoas para dar conta de toda a demanda.

 

A opinião do cliente, portanto, sempre deve ser encarada como uma oportunidade de fazer mudanças construtivas no seu negócio. Então, siga o que for recomendado, porque o sucesso será certeiro nesse caso!

 

Como você pôde perceber, ter sucesso com sua padaria em 2017 não requer muito trabalho nem grandes investimentos. Basta ter um pouco de empenho e usar as opiniões dos clientes ao seu favor.

 

Agora que você já viu como é fácil ter uma padaria de sucesso, aproveite e compartilhe suas experiências ou conte para a gente quais são as suas dúvidas. É só deixar um comentário neste post!

 

 



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